Presidente da Câmara de Itabirito visita Vila Velha, no ES, para implementar medidas contra a pedofilia
Na sequência do terrível crime ocorrido na última quarta-feira, 19 de junho, quando um idoso foi preso após divulgar um vídeo no Kwai abusando sexualmente de uma criança de 6 anos, bisneta de sua companheira, no bairro Padre Adelmo, o presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), viajou até Vila Velha, no Espírito Santo, para conhecer o aplicativo Infância Segura.
O app reúne canais de contato para denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa do vereador Pastor Anderson busca implantar o mesmo projeto em Itabirito para intensificar o combate à pedofilia.
O vereador já demonstrava preocupação com a segurança das crianças do município, sendo autor da Lei nº 4071, que institui a Política Municipal “Criança Segura” de prevenção das mortes violentas e acidentais de crianças e adolescentes em Itabirito.
Dentre as várias proposições, a lei tem como objetivo incentivar ações integradas e multidisciplinares para a prevenção das mortes violentas e acidentais de crianças e adolescentes; estimular ações para reduzir as diferentes formas de negligência, discriminação, abuso, exploração, agressão, violência, crueldade e opressão contra crianças e adolescentes; fortalecer os programas de proteção social que atuem pela redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes; fortalecer iniciativas que apoiem e deem suporte às ações dos conselhos tutelares; e fomentar a integração entre ações e iniciativas municipais.
A Polícia Municipal Criança Segura também visa promover políticas de proteção provisória a crianças e adolescentes em situação de ameaça e/ou risco à integridade física; estimular o fortalecimento dos sistemas de informação e monitoramento das violências contra crianças e adolescentes, assegurando o acesso e a transparência à informação, com garantias à privacidade de informações pessoais; fomentar o diagnóstico e análises periódicas relativas ao contexto de violência fatal contra crianças e adolescentes; fortalecer a divulgação de canais de denúncia, municipais, estaduais e federais de prevenção à violência contra crianças e adolescentes; fortalecer as capacidades protetivas das famílias para a proteção integral da criança e do adolescente; e promover a redução da insegurança no ambiente escolar.
O presidente da Câmara de Itabirito, Pastor Anderson, também vem demonstrando constante preocupação com a questão da pedofilia no município e tem incentivado a população a denunciar casos de abuso às autoridades competentes. Quanto ao caso do idoso mencionado, o pedófilo está preso preventivamente desde a última quinta-feira, 20 de junho.
Durante sua visita a Vila Velha, Pastor Anderson teve a oportunidade de discursar no Plenário da Câmara Municipal da cidade. Ele destacou a importância de iniciativas como o aplicativo Infância Segura e o compromisso de Itabirito em proteger suas crianças e adolescentes.
Veja a fala do presidente da Câmara de Itabirito no Plenário da Câmara de Vila Velha: