No último dia 20 de junho, ocorreu a Cerimônia de Premiação do 8º Prêmio Gerdau Germinar na Usina da Gerdau em Ouro Branco. Participaram da cerimônia os municípios mineiros de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (distritos de Miguel Burnier, Mota e Engenheiro Correa), Moeda e Itabirito.
O evento foi uma oportunidade de transformar a realidade de instituições de ensino públicas e privadas, além de Organizações da Sociedade Civil (OSC), incentivando projetos inovadores de educação ambiental realizados por educadores com o apoio de alunos, pais e comunidades.
A cerimônia contou com a participação de todos os mais de 70 projetos inscritos em 7 modalidades:
- Categoria Sementinha – Educação Infantil
- Categoria Raiz – Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
- Categoria Folha – Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano
- Categoria Fruto – Ensino Médio
- Categoria Flor – Ensino Especial
- Categoria Árvore – Ensino Técnico e Superior
- Categoria Floresta – OSCs (Organizações da Sociedade Civil)
A cidade de Itabirito foi premiada em duas categorias: Categoria Fruto, com a Escola Estadual Intendente Câmara, e Categoria Floresta, com a Reciclar Associação de Catadores em projeto parceiro com a Escola Estadual Intendente Câmara. Os projetos premiados receberam um troféu e o financiamento de 15 mil reais para a implementação e execução dos projetos conforme o cronograma apresentado.
A Escola Estadual Intendente Câmara destacou-se com o Projeto Aquaponia: Criação de Peixes e Hortaliças no Mesmo Lugar, escrito pela professora de Biologia Flávia Natália Fernandes Mendanha Alves, vencedora de duas edições anteriores da premiação pela Escola Municipal Laura Queiroz. “Estou muito feliz por conseguir esse prêmio para a Escola Estadual Intendente Câmara. É a primeira vez que uma escola estadual de Itabirito é contemplada nessa premiação, o que é muito importante para a nossa equipe e vai enriquecer os projetos do novo ensino médio”, comentou Flávia. Ela conta com uma equipe forte para a execução do projeto, incluindo Pedro Gontijo, Beatriz Cristiana, professores engajados e competentes, e Klaudia Generoso Cotta, coordenadora do Novo Ensino Médio Vespertino da escola.
A Reciclar Associação Mineira de Catadores de Materiais Recicláveis foi premiada com o projeto Recicla-e, que visa implementar ações de divulgação, conscientização e redução do problema do e-lixo (lixo eletrônico), atualmente 100% destinado ao aterro sanitário local, além de fomentar a renda dos associados catadores. Marcos Antônio de Araújo, Presidente da Associação, afirmou: “Toda a população local será convidada a se envolver na disponibilização na data correta da Coleta Seletiva, já disponível em toda a cidade em parceria com a Prefeitura Municipal. Vamos começar essa mobilização em parceria com as aulas de Química da Professora Klaudia Generoso Cotta, nossa responsável técnica voluntária, sensibilizando e levando uma possibilidade de aprendizado na prática para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Intendente Câmara, com o estudo dos impactos ambientais.” O projeto espera envolver a comunidade escolar, incentivando o empreendedorismo social, a solidariedade e a conscientização quanto às consequências das ações antrópicas.
A professora Kláudia Generoso Cotta acrescentou: “Esperamos proporcionar uma nova realidade de conhecimento e transformação local, atuando na gestão dos resíduos sólidos de maneira interdisciplinar e proporcionando a destinação correta dos componentes que formam a maior parte do volume de ‘lixo eletrônico’, que cresce rapidamente em todo o mundo. Com o crescente uso de equipamentos eletrônicos e a velocidade com que as tecnologias são substituídas, esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não é descartado em locais apropriados, uma vez que apresentam substâncias prejudiciais ao meio ambiente e ao homem, como ferro, cobre, chumbo, zinco, prata e alumínio.”
A Equipe Gerdau Germinar finalizou a cerimônia afirmando: “Os projetos vencedores exemplificam um compromisso excepcional com a sustentabilidade e a conservação ambiental. Seus esforços não apenas inspiram, mas também definem um novo padrão de excelência em nossa região.”