
Neste domingo (29), a Praça do Centenário, em Itabirito, foi alvo de um grupo de vândalos que causou destruição em vários pontos do local.
Os indivíduos danificaram severamente o banheiro da praça, quebrando e arrancando o vaso sanitário, além de promoverem outras destruições no próprio banheiro e no chão da praça.
Casos de vandalismo na Praça do Centenário já são recorrentes, com vários registros de destruição no local. Esses atos acabam causando prejuízos aos cofres públicos e insegurança aos moradores.
O vereador Pastor Anderson do Sou Notícia tem cobrado medidas para conter os episódios de vandalismo na Praça do Centenário há tempos. Na última reunião da Câmara Municipal, ele mencionou o assunto ao relatar outro episódio ocorrido na praça, envolvendo uma briga de jovens.
Apesar das cobranças, a Praça do Centenário continua “abandonada” durante os fins de semana, tornando-se palco de brigas, uso de drogas, vandalismo e outras situações problemáticas.
A presença massiva da Guarda Civil Municipal poderia prevenir tais ocorrências, uma vez que uma de suas atribuições é preservar a ordem e a segurança pública em âmbito municipal, zelando pelo patrimônio público. No entanto, a praça permanece sem a presença dos guardas e dominada por marginais.
Coloque câmeras em diversos pontos da praça
Se os indivíduos foram identificados, porque acionar a justiça por dano ao patrimônio? Só quando doer no bolso deles é que aprenderão a ser gente.