Na tarde desta segunda-feira (05), três indivíduos foram flagrados usando maconha na Praça do Centenário, em Itabirito. A base móvel da Guarda Civil Municipal, fixa na praça, recebeu uma denúncia anônima de que pessoas estavam fazendo uso de entorpecentes na varanda do Centro Cultural Padre Xavier, localizado dentro da praça.
As informações foram rapidamente repassadas para a equipe da Ronda Ostensiva Municipal, que agiu de forma estratégica para abordar os suspeitos.
Durante a operação, uma adolescente de 17 anos foi encontrada com um cigarro de maconha aceso, já pela metade, evidenciando o uso da substância em um local público frequentado por diversas pessoas, incluindo crianças.
Na busca pessoal realizada em outro jovem, maior de idade, nada foi encontrado. Posteriormente, uma guarda municipal foi solicitada para revistar uma terceira jovem, também maior de idade. Ela estava com um invólucro de maconha partilhado, sugerindo que a droga havia sido utilizada para preparar o cigarro da menor de idade.
Os três indivíduos, identificados como trabalhadores de um sacolão na área central da cidade, estariam em horário de almoço no momento da abordagem e teriam decidido relaxar usando maconha.
Os dois maiores de idade e a adolescente foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Itabirito, onde o material apreendido também foi entregue para as devidas providências.
Vale destacar que, apesar da polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal, que descriminalizou o porte de maconha para consumo próprio e determinou que quem for flagrado com até 40g ou 6 pés de maconha será presumido usuário, as forças de segurança ainda podem conduzir usuários às delegacias. Isso ocorre, também, porque não há balança disponível para a pesagem da droga no momento da abordagem.
A Guarda Civil Municipal de Itabirito continua desempenhando um excelente trabalho de monitoramento na Praça do Centenário, inibindo ações de usuários e traficantes de drogas e garantindo a segurança no local, que recentemente tem sido palco de várias ocorrências de brigas, vandalismos, entre outros episódios.