A partir da zero hora desta terça-feira (06), a EPR Via Mineira, concessionária do Grupo EPR, assume definitivamente a gestão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. A empresa será responsável por administrar o trecho de 232 quilômetros (km) pelos próximos 30 anos, período durante o qual investirá R$ 8,7 bilhões na rodovia, sendo R$ 5,1 bilhões destinados a melhorias e R$ 3,6 bilhões a custos operacionais.
A partir de hoje, o pedágio na região também ficará mais caro. Motoristas de automóveis, caminhonetes e furgões que trafegarem pelo trecho concedido à EPR Via Mineira na BR-040 pagarão R$ 12,70 de pedágio. A nova tarifa é mais que o dobro do valor anteriormente cobrado, de R$ 6,30. Ou seja: um aumento de 101,5%
Assim, quem percorrer todo o segmento rodoviário terá que desembolsar R$ 38,10, divididos entre as três praças de cobrança: Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena.
Com as melhores expectativas possíveis, a companhia pretende atacar imediatamente os pontos mais críticos da estrada, aqueles com maior volume de acidentes e problemas de trafegabilidade. A ideia é iniciar melhorias no pavimento e seguir com melhorias na sinalização, visando proporcionar mais conforto e segurança para os usuários da via.
Segundo o diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida, entre os trechos mais críticos da BR-040 estão o segmento entre Conselheiro Lafaiete e a capital, a ponte sobre o rio Maranhão, e os trevos de Moeda e Congonhas. Todos foram incluídos no cronograma inicial de execuções previstas na concessão devido aos gargalos de tráfego.
Após um plano intensivo de cem dias, a empresa seguirá com a requalificação inicial. Os dois primeiros anos serão utilizados para obter as licenças ambientais, realizar desapropriações, elaborar e aprovar projetos junto à agência reguladora. No final do segundo ano, a gestora deve iniciar as grandes obras, que começarão a ser entregues no terceiro ano.
Pedindo um voto de confiança da população para que possam trabalhar e cumprir o contrato, a EPR promete uma verdadeira transformação na rodovia nos primeiros sete anos de operação. Nesse período, a concessionária investirá R$ 3,5 bilhões na estrada, com a expectativa de entregar, até o final de 2031, 164 km de duplicação, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 40 dispositivos de interconexão, oito passarelas e uma área de escape.