Na manhã deste sábado, um ato cívico marcou as comemorações ao 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, e o aniversário de 101 anos de Itabirito. A solenidade, realizada em frente à Prefeitura Municipal, reuniu autoridades locais, como o prefeito Orlando Caldeira, o comandante da Polícia Militar, tenente Veríssimo, o comandante da Brigada de Itabirito, tenente Borges, o comandante da Guarda Civil Municipal, Samir Assis, secretários municipais, além do presidente do Colei, Pastor Roberto Martins.
Diferente dos anos anteriores, o evento ocorreu de forma breve e sem o tradicional desfile cívico com a participação das escolas, clubes e instituições locais. A mudança foi motivada pela crise climática, intensificada pelas queimadas que têm atingido o município. Durante sua fala, o prefeito Orlando Caldeira destacou o esforço coletivo no combate aos incêndios, pedindo uma salva de palmas aos profissionais da Brigada de Itabirito, voluntários e demais envolvidos nas ações de controle e prevenção.
Além de abordar o tema das queimadas, Orlando relembrou outros desafios enfrentados ao longo dos cinco anos à frente da Prefeitura, como as chuvas que atingiram a cidade e a situação das barragens no início de sua gestão. O prefeito também participou do hasteamento das bandeiras, ao lado do secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago, e do chefe de gabinete, Lucas França de Oliveira.
O evento contou com a participação das corporações musicais Santa Cecília e União Itabiritense, que abrilhantaram a solenidade. Equipes da Guarda Civil Municipal, Brigada Municipal e Polícia Militar também estiveram presentes, prestando suas homenagens, como a realização da revista das tropas, comandada pelo tenente Ulisses.
Populares compareceram à solenidade, que, mesmo em formato reduzido, manteve o espírito cívico e celebrativo das datas.