A EPR Via Mineira, concessionária responsável pelo trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, finalizou uma série de obras emergenciais na Curva da Celinha, localizada entre os quilômetros 586 e 588, em Itabirito. O ponto, marcado por curvas fechadas e rampas acentuadas, sempre representou um desafio de segurança para motoristas que trafegam pelo local. As intervenções fazem parte do Plano de 100 Dias da concessionária, que mapeou e priorizou melhorias em 42 áreas críticas da rodovia.
Na Curva da Celinha, os serviços incluíram a requalificação completa do asfalto, revitalização da sinalização horizontal e vertical e a instalação de novos dispositivos de segurança. As obras foram realizadas, em sua maioria, durante a noite para evitar impacto no tráfego. Segundo a EPR Via Mineira, essas medidas visam aumentar a visibilidade e incentivar a redução de velocidade no trecho.
Apesar de o contrato de concessão prever uma correção completa do traçado até 2030, a EPR optou por ações de caráter emergencial para garantir maior segurança imediatamente. “A Curva da Celinha sempre foi uma preocupação devido à sua configuração perigosa. Asseguramos uma resposta rápida com essas intervenções no plano de 100 dias, superando as obrigações contratuais para atender às necessidades dos motoristas e comunidades que dependem da rodovia”, afirma Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.
Além da Curva da Celinha, o Trevo de Moeda, também em Itabirito, foi o primeiro ponto concluído no Plano de 100 Dias, com a instalação de 20 postes de iluminação LED e uma faixa de aceleração que já contribuem para uma melhor fluidez no tráfego. Outras obras estão em andamento, como no Trevo do Paulo VI, em Conselheiro Lafaiete, onde o pavimento está sendo renovado, e tachões e balizadores estão sendo instalados para aumentar a segurança dos motoristas.
Resultados iniciais e investimentos futuros
Desde agosto de 2024, quando assumiu a concessão, a EPR Via Mineira já realizou 5.073 atendimentos emergenciais, recuperou 41 km de pavimento, pintou 168 km de faixas e instalou 285 novas placas de sinalização. Mais de 90 toneladas de lixo foram retiradas das margens da rodovia, juntamente com a roçagem de 496 km de vegetação e limpeza de 60 km de sistemas de drenagem. Nos primeiros dois meses de operação, foram registrados 1.649 atendimentos solicitados pelos motoristas e 3.424 ocorrências identificadas pelas viaturas de patrulha, incluindo panes mecânicas, acidentes e incêndios.
Ao longo do contrato de 30 anos, a concessionária planeja investir R$ 8,7 bilhões em melhorias na BR-040, com destaque para a duplicação de 164 km, construção de passarelas e instalação de iluminação em áreas críticas. A operação também deve gerar R$ 9 milhões anuais em ISS para os municípios atravessados pela rodovia, impactando positivamente as economias locais.