GeralItabirito

Itabirito promove III Fórum de Saúde Mental com foco no diagnóstico infantil e a cultura da medicalização

Nesta terça-feira, 29 de outubro, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o III Fórum de Saúde Mental, abordando o tema “Diagnóstico na infância e seus impactos – a cultura da (hiper) medicalização”. O evento visou promover uma reflexão sobre o desejo crescente de medicalização nas consultas com profissionais de saúde, destacando a importância de um cuidado mais integral e menos medicamentoso na infância.

O fórum teve como objetivo capacitar os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, incentivando práticas que priorizem uma abordagem integral na saúde mental infantil. Durante o dia, um seminário temático reuniu especialistas para discutir o impacto dos diagnósticos precoces e o excesso de medicação em crianças. Entre as palestrantes, estavam Paula Pimenta, doutora em psicologia e especialista em autismo, e Paula Duarte Félix, doutora em psicanálise.

Além das palestras, o evento contou com momentos de reflexão musical, apresentação de casos e discussões aprofundadas sobre a temática. “O fórum nos trouxe uma reflexão sobre os cuidados que devemos adotar ao lidarmos com uma criança. As vivências compartilhadas fortalecem nossas ações e nos chamam atenção para diagnósticos ainda mais responsáveis e precisos, visando ao bem-estar das crianças como um todo, envolvendo a família, as redes de apoio e as políticas voltadas para elas em suas necessidades, respeitando as singularidades”, destacou Silvana Mendanha, psicóloga e coordenadora técnica em saúde mental de Itabirito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×