ANM reduz nível de emergência da barragem Grupo, da Vale, em Ouro Preto
A Agência Nacional de Mineração (ANM) reduziu de 2 para 1 o nível de emergência da barragem Grupo, localizada na Mina de Fábrica, da Vale, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Segundo a Vale, essa mudança foi possível devido ao avanço do processo de descaracterização da estrutura, com a remoção de aproximadamente 60% do volume total de rejeitos previsto, o que melhorou significativamente as condições de estabilidade.
A empresa informou que a barragem possui uma estrutura de contenção a jusante, construída para reter todo o material em caso de eventual rompimento, reforçando as medidas de segurança durante o processo de descaracterização, que deve ser concluído em 2025.
Além da barragem Grupo, a Mina de Fábrica também realiza o processo de descaracterização na barragem Área IX e tem outras três estruturas, Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, nesta última com nível 3 de emergência, o mais alto.
A descaracterização de barragens construídas pelo método a montante, como as que romperam em Mariana e Brumadinho, foi determinada pela Lei Mar de Lama Nunca Mais, aprovada após os desastres. O Ministério Público de Minas Gerais prevê que todas as barragens desse tipo estejam descaracterizadas até 2035, em uma tentativa de reduzir os riscos de acidentes e danos ambientais na região.