GeralItabirito

Itabirito: alunos da Escola Municipal de Ribeirão do Eixo são premiados por desempenho em projeto de leitura

Alunos da Escola Municipal de Ribeirão do Eixo, em Itabirito, foram homenageados com medalhas por sua dedicação à leitura no segundo semestre de 2024. A premiação faz parte do Projeto “Ler é Viver”, uma iniciativa da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a siderúrgica Gerdau. O projeto tem como objetivo combater o analfabetismo funcional, reconhecido como um dos maiores fatores de desigualdade social no Brasil.

Desde julho, os estudantes tiveram acesso a uma ampla variedade de livros de literatura infantojuvenil, disponíveis tanto para leitura na escola quanto para empréstimo. Após cada leitura, os alunos participam de oficinas de contação de histórias, que estimulam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo lido.

O esforço dos alunos foi recompensado com medalhas de bronze, prata e ouro, de acordo com o número de livros lidos e interpretados. Para conquistar a medalha de bronze, os estudantes precisaram ler e interpretar entre seis e 12 livros. A medalha de prata exigiu a leitura de 13 a 15 obras, enquanto a medalha de ouro foi destinada àqueles que superaram a marca de 15 livros e ainda responderam a uma pergunta interpretativa.

“Esse projeto é desenvolvido na Escola Municipal de Ribeirão do Eixo desde 2022 e é um sucesso. Ele torna a leitura mais atrativa para os alunos e nos ajuda no processo de alfabetização. Esse é um dos fatores que contribuem para termos resultados tão positivos nessa área”, afirmou Iracema Mapa, secretária de Educação de Itabirito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×