PRF apreende 88 unidades de cigarros eletrônicos durante fiscalização na BR-381
No último sábado (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga contendo 88 unidades de cigarros eletrônicos durante uma fiscalização no km 871 da BR-381. A abordagem foi realizada em um ônibus de turismo que fazia o trajeto entre São Paulo (SP) e Lavras (MG).
Durante a inspeção no compartimento de bagagens, os policiais localizaram uma caixa contendo os produtos, cuja comercialização, importação e exportação são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A prática é enquadrada como crime de contrabando, conforme o artigo 334-A do Código Penal.
A carga foi identificada como pertencente a um homem que não estava presente no momento da fiscalização. Os itens apreendidos foram encaminhados à Receita Federal, que adotará as medidas legais cabíveis.
A PRF destacou a importância da ação como parte das medidas de repressão ao comércio ilícito, que visa proteger a saúde pública e combater prejuízos ao mercado legal.
Também conhecidos como “vapes”, os cigarros eletrônicos têm se popularizado, especialmente entre jovens, mas oferecem sérios riscos à saúde. Esses dispositivos contêm substâncias como nicotina em alta concentração, metais pesados e compostos químicos voláteis.
O uso pode causar dependência, doenças respiratórias, danos cardiovasculares e até a síndrome EVALI (lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos). A falsa percepção de que são menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais agrava o problema, tornando a conscientização uma prioridade.