
A Justiça Eleitoral realizou, nesta quarta-feira (18), a diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Itabirito durante o pleito de 2024. A solenidade aconteceu no Cine Teatro Liz Bastos, aberta ao público, e reuniu autoridades, familiares dos eleitos e representantes da sociedade civil.
A diplomação é o ato formal que encerra o processo eleitoral, legitimando os eleitos para assumir seus mandatos. Antes da entrega dos diplomas, as contas de campanha de todos os eleitos foram analisadas e aprovadas, certificando o cumprimento das normas eleitorais.
O Juiz da 133ª Zona Eleitoral de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, destacou a eficiência do pleito de 2024, que teve o resultado mais rápido da história do município. Ele também agradeceu a atuação dos órgãos públicos que apoiaram a Justiça Eleitoral ao longo do processo.
Mesa de honra e discursos
A mesa da solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a juíza da Comarca de Itabirito, Dra. Vânia da Conceição Borges; o atual prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania); os promotores de Justiça Dr. Umberto de Almeida Bizzo e Dr. Vinícius Alcântara Galvão; o presidente da Câmara, Pastor Anderson Martins (PL); a presidente da 62ª Subseção da OAB, Paula Maria Soares Campos; e representantes das forças de segurança, como o comandante da 250ª Cia PM, 1º tenente Veríssimo, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Samir Assis.
Durante a cerimônia, o promotor Dr. Umberto de Almeida Bizzo enfatizou a colaboração entre instituições:
“O Ministério Público tem uma excelente relação com a OAB, com o Poder Judiciário, com a Câmara de Itabirito e com a Prefeitura. Desejo que os eleitos tenham um profícuo mandato pela frente no Legislativo e no Executivo.”
Os eleitos
O prefeito eleito, Dr. Elio da Mata (Cidadania), conquistou 52,78% dos votos no dia 6 de outubro. O vice-prefeito eleito é Raphael Rondow (PSB).
Os 15 vereadores que comporão a próxima Legislatura são:
- Márcio Oliveira Juninho (Cidadania) – 1.416 votos
- Léo do Social (PSDB) – 1.331 votos
- Renê Butekus (PSD) – 1.070 votos
- Dr. Edson (Republicanos) – 1.068 votos
- Danilo Grilo (Cidadania) – 966 votos
- Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) – 895 votos
- Rose da Saúde (PSB) – 799 votos
- Lucas do Zé Maria (MDB) – 799 votos
- Manoel da Autoescola (PT) – 791 votos
- Fabinho Fonseca (PSD) – 744 votos
- Daniel Sudano (Cidadania) – 692 votos
- Max Fortes (PSD) – 588 votos
- Ezio Pimenta (Solidariedade) – 587 votos
- Fernando da Sheila (Mobilização Nacional) – 528 votos
- Danilo Donato (PL) – 522 votos
Próximos passos
A posse dos eleitos está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Itabirito. Durante a cerimônia, o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores tomarão oficialmente seus cargos, iniciando o mandato para os próximos quatro anos.