Geral

Garis arriscam a vida na traseira de caminhão em plena BR-040

Dois funcionários da coleta seletiva foram flagrados pendurados na traseira de um caminhão de lixo enquanto o veículo trafegava pela BR-040, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (3). O registro foi feito por um caminhoneiro e enviado à rádio Itatiaia, gerando preocupação com a segurança dos garis.

Segundo o relato do caminhoneiro, o caminhão seguia em velocidade típica de rodovia, nas proximidades do bairro Vereda. A situação alarmou o condutor, que ressaltou o risco enfrentado pelos trabalhadores ao se posicionarem de forma precária em um veículo em movimento em uma via movimentada.

Práticas como essa já foram alvo de proibições em algumas cidades brasileiras. Em Florianópolis (SC), uma decisão judicial obtida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) proibiu o transporte de garis em plataformas externas de caminhões de lixo. A medida busca garantir a segurança dos trabalhadores, evitando acidentes e situações de risco em rodovias e vias urbanas.

O transporte de trabalhadores na parte externa de caminhões de coleta coloca vidas em perigo, sobretudo em estradas como a BR-040, onde a alta velocidade aumenta as chances de acidentes fatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×