Geral

Cemig reforça orientações de segurança durante tempestades e alagamentos

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emitiu um alerta à população sobre os perigos associados à rede elétrica durante o período de chuvas intensas e tempestades, caracterizado pela alta incidência de descargas atmosféricas em Minas Gerais. Somente em 2024, já foram registrados 1,5 milhão de raios no estado, sendo 943 mil desde o início do período chuvoso, em outubro.

De acordo com o setor de Meteorologia da Cemig, nos próximos dias, há previsão de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve causar chuvas significativas, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e parte do Leste de Minas.

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, reforça a importância de adotar medidas preventivas para evitar acidentes. Entre as principais recomendações, destaca-se a busca por abrigo seguro em construções de alvenaria ou dentro de veículos ao primeiro sinal de tempestade. Áreas descampadas, próximas a árvores, postes ou regiões propensas a alagamentos devem ser evitadas.

“A proteção oferecida por carros e construções de alvenaria contra raios se baseia no princípio da ‘Gaiola de Faraday’, que dispersa a corrente elétrica pela superfície externa da estrutura, garantindo segurança ao interior”, explica Aguiar.

Caso um fio partido seja encontrado na rua, a Cemig deve ser acionada imediatamente pelo telefone 116, disponível 24 horas.

A Cemig também orienta sobre precauções para evitar acidentes domésticos relacionados à eletricidade. Em caso de alagamento, o disjuntor geral deve ser desligado imediatamente antes de qualquer contato com equipamentos elétricos. Após o recuo das águas, é essencial contratar um eletricista para verificar as instalações antes de religar a energia.

Além disso, durante tempestades, os aparelhos eletrônicos devem ser retirados da tomada para evitar danos causados por sobretensões. “Mesmo com os para-raios da rede da Cemig, descargas próximas podem provocar sobretensões que danificam equipamentos ou oferecem risco de choque elétrico”, alerta Aguiar.

O uso de celulares também exige cuidados: o aparelho não deve estar conectado à tomada durante a recarga, independentemente das condições climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×