Ciclista morre após despencar de mirante ao tirar foto no Morro do Chapéu, em Nova Lima
O ciclista Paulo Cesar Aguiar de Oliveira, de 47 anos, será enterrado nesta sexta-feira (10 de janeiro), às 13h, no cemitério Terra Santa, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Paulo estava internado no Hospital João XXIII desde o último sábado (4), após cair de uma altura de cerca de sete metros no mirante do Morro do Chapéu, em Nova Lima. As informações são de O Tempo.
O acidente ocorreu quando o guarda-corpo do ponto turístico cedeu, enquanto Paulo e um grupo de ciclistas tiravam fotos durante uma trilha. Ele sofreu uma queda de costas, batendo a cabeça no chão. Apesar dos esforços das equipes de resgate e do atendimento no hospital, Paulo teve a morte cerebral confirmada na última quarta-feira (8). Sua esposa autorizou a doação de órgãos, prolongando seu legado de solidariedade.
Fernanda Missionschnick, amiga e colega de pedal de Paulo, falou emocionada com O Tempo sobre o ciclista. “Ele era muito experiente e participava de campeonatos de mountain bike. Era extremamente extrovertido e prestativo, sempre cuidando para que ninguém ficasse para trás. Paulo era uma alegria para todos os pedais”, contou.
No dia do acidente, o grupo havia planejado uma trilha em Sabará, mas, devido à chuva, optaram por outro destino. Eles pararam no mirante da Casa de Vidro, no Retiro das Pedras, onde o acidente aconteceu.
Outro ciclista, que estava ao lado de Paulo no momento, também caiu, mas conseguiu se segurar em um poste e foi resgatado pelos amigos.
Paulo era muito querido entre os ciclistas, e diversas homenagens estão sendo realizadas. Durante o velório, cerca de 15 grupos seguiram de bicicleta ao cemitério, enquanto outros compareceram com capacetes em sinal de respeito.
No sábado (11), mais de 20 grupos de ciclistas se reunirão para uma trilha em Sabará, na Pedra Rachada, um dos trajetos favoritos de Paulo. A saída está marcada para as 8h, partindo de uma praça na cidade.
Paulo, que completaria 48 anos no próximo dia 26, deixa dois filhos gêmeos de 11 anos e sua esposa.