Geral

Paciente que aguardava cirurgia na UPA de Itabirito é transferida com sucesso para BH

Ao contrário de informações divulgadas nas redes sociais, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agiu com responsabilidade e celeridade diante da situação delicada envolvendo a paciente Luciana de Jesus Gomes, internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos Silva, aguardando transferência para um hospital de referência regional para realização de cirurgia de correção na válvula mitral.

O caso, de alta complexidade, motivou uma decisão judicial determinando providências no prazo de 24 horas. A administração municipal cumpriu com o compromisso, garantindo uma vaga para Luciana no Hospital Socor, em Belo Horizonte. No entanto, a transferência não pôde ser efetivada ainda na terça-feira (13), pois a transação bancária entre as instituições financeiras envolvidas – o Banco do Brasil, utilizado pela Prefeitura, e o Sicoob, do Hospital Socor – não pôde ser concluída antes do encerramento do horário previsto para a transferência, às 17h.

Na manhã desta quarta-feira (14), às 9h, a Prefeitura de Itabirito realizou o repasse de R$ 110.980,00 ao Hospital Socor. Com isso, a paciente foi prontamente transferida para a unidade de saúde da capital mineira, onde passará pelo procedimento necessário.

A mobilização envolveu diretamente o Executivo municipal e representantes do Legislativo. O vereador Manoel da Autoescola (PT) comentou o caso nas redes sociais:

“Graças a Deus ela foi pro hospital hoje, está dando entrada agora no SOCOR. Deus abençoe e proteja ela e a família. E parabéns para a Secretaria que, mesmo com dificuldades de leitos aqui na nossa região devido ao aumento significativo de casos de doenças respiratórias, conseguiu um leito digno para essa cidadã itabiritense.”

Já o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), que acompanhou o caso de perto e buscou informações junto à Secretaria de Saúde, também se pronunciou:

“Estivemos em contato com a Secretaria de Saúde desde o primeiro momento. Sabíamos da gravidade do caso da senhora Luciana e trabalhamos juntos, em oração e ação, para garantir que ela recebesse o tratamento adequado. Hoje, graças a Deus, foi encaminhada ao hospital especializado. Isso é resultado de uma gestão que, mesmo enfrentando limitações, não mede esforços para cuidar da nossa população.”

A Secretaria de Saúde trata com seriedade todas as demandas de saúde, especialmente as de urgência. As limitações sistêmicas da rede de saúde pública são complexas, mas não são impeditivo para ações firmes e responsáveis por parte do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo