Geral

Itabirito adere ao “Maio Laranja” com ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantil após lei proposta pelo vereador Pastor Anderson

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Itabirito está promovendo a campanha “Maio Laranja”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Fique atento. Denunciar é um ato de proteção! Em caso de suspeita, não hesite: Disque 100 ou entre em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone (31) 3561-7769”, alertou o comunicado oficial da administração municipal. “Vamos juntos romper o silêncio e garantir a segurança de quem ainda não sabe se defender. Proteger é responsabilidade de todos!”.

A mobilização é resultado da Lei nº 4.201/2025, de autoria do vereador Pastor Anderson (PL), que institui oficialmente a campanha “Maio Laranja” e o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente em 18 de maio.

“Que maravilha ver um projeto de minha autoria sendo executado. Proteger é dever de todos”, comemorou o parlamentar.

A legislação estabelece diretrizes para ações preventivas, informativas e educativas que devem ser realizadas ao longo do mês de maio, com o objetivo de:

  • Amparar e garantir os direitos das crianças e adolescentes;
  • Mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual;
  • Dar visibilidade ao tema e estimular a participação de escolas, famílias, instituições e da sociedade civil;
  • Conscientizar sobre sinais, efeitos e formas de prevenção ao abuso;
  • Apoiar políticas públicas de proteção e orientar sobre os meios legais disponíveis.

A mobilização em Itabirito integra um esforço nacional, lembrando que o 18 de maio foi instituído no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória do caso da menina Araceli, assassinada aos 8 anos em 1973, vítima de violência sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo