
“Para qualquer vida vale qualquer investimento. Uma vida que seja já justificaria essa intervenção.” A fala do vereador Léo do Social (PSDB), vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Mineração da Câmara Municipal de Itabirito, foi registrada durante a Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (21) para discutir a duplicação, sinalização e outras medidas de segurança na BR-356.
A iniciativa partiu da própria Câmara diante do alto número de acidentes registrados ao longo da rodovia, considerada uma das mais perigosas da região. A Comissão que conduziu a audiência é composta também pelos vereadores Renê Butekus (presidente) e Anderson do Sou Notícia (relator).
“Todo dia alguém que está aqui nesta audiência sofre com a angústia de um parente ou da própria pessoa que faz esse translado. São vans escolares, ônibus de empresa, carros de passeio, todos expostos a risco constante”, ressaltou Léo.
O vereador destacou que o problema é antigo, mas os acidentes mais graves são recentes, o que amplia a urgência por respostas. “Estamos há décadas velando pessoas por mortes que poderiam ser evitadas com medidas simples. O trecho da Nossa Santa é um dos mais críticos”, disse.
“O radar pode ajudar, a sinalização também, mas só os técnicos poderão indicar com precisão o que realmente trará resultados. Precisamos de um plano sério, com responsabilidade e compromisso com a vida”, afirmou o parlamentar.
A Audiência Pública é parte dos esforços da Câmara Municipal para pressionar por melhorias no trecho da BR-356 que corta o município.