Minas Gerais é o primeiro estado a adotar inteligência artificial para monitorar rodovias estaduais

O Governo de Minas Gerais deu um passo inédito na gestão da infraestrutura viária ao começar a utilizar, a partir deste mês, inteligência artificial (IA) para monitorar as condições da malha rodoviária estadual. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), torna Minas o primeiro estado do Brasil a aplicar esse tipo de tecnologia tanto em rodovias sob administração direta quanto nas concedidas.
A novidade promete revolucionar o acompanhamento das estradas mineiras, substituindo o monitoramento manual — antes feito de forma semestral — por análises mensais automatizadas e precisas. A tecnologia é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), firmada em novembro de 2024.
O sistema de IA foi desenvolvido em colaboração com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e está sendo adaptado para atender às especificidades da malha viária mineira, que conta com cerca de 20 mil quilômetros de rodovias pavimentadas sob gestão do DER-MG.
“O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora faremos mensalmente em toda a malha pavimentada do estado. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o Estado quanto o cidadão”, afirmou o secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Calixto.
Como funciona
A metodologia empregada envolve veículos equipados com câmeras de ação de alta resolução que percorrem os trechos rodoviários, registrando imagens que são posteriormente processadas por um software especializado. A ferramenta é capaz de detectar e classificar automaticamente diversos elementos viários — como sinalizações, dispositivos de drenagem e defeitos no pavimento — e gerar arquivos georreferenciados com esses dados.
Essas informações servirão como base para o cálculo do Índice de Condição da Manutenção (ICM), utilizado para planejar ações de conservação e manutenção das estradas.
Segundo o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, o investimento na nova tecnologia é de aproximadamente R$ 5 milhões e deverá se expandir. “Neste primeiro momento, focamos nas rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. Mas pretendemos, em uma segunda fase, adaptar o sistema para incluir também as vias não pavimentadas, que somam mais de cinco mil quilômetros em Minas Gerais”, explicou.
Na quinta-feira (22/5), equipes do DER-MG participaram do primeiro treinamento prático do novo sistema, na rodovia MG-030, entre Belo Horizonte e Nova Lima. Pela manhã, foi feita a coleta de dados em campo, e à tarde, os profissionais foram capacitados para operar o software que processa as informações captadas.
O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, destaca que a inteligência artificial empregada oferece diagnósticos rápidos e detalhados, otimizando a gestão da malha viária. “O sistema vai subsidiar decisões mais precisas nas áreas de segurança viária, conservação de pavimento e planejamento de manutenção.”
A ferramenta será utilizada tanto para medir o desempenho das empresas contratadas pelo DER-MG quanto para acompanhar o cumprimento dos contratos de concessão, sob supervisão da Seinfra.
