Projeto social do Fórum de Itabirito conclui processos em tempo recorde
Somente no mês de março, foram resolvidos 146 casos e agendadas 36 sessões de conciliação.
Às vésperas de completar seu primeiro ano de funcionamento em Itabirito, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) está alcançando números que trazem mais qualidade de vida para a população. Em março, foram agendadas 36 sessões de conciliação no setor pré-processual, além de 19 casos foram concluídos, sete acordados e um teve acordo externo, feito antes da data agendada para a sessão de conciliação.
Já no setor processual, foram agendadas 117 audiências, com 78 casos concluídos, sendo que 18 deles são de conciliação familiar, outros 50 da esfera cívil e 10 criminais. Doze casos de família foram resolvidos com acordo, assim como 20 cível e 9 criminais.
Três frentes de trabalho integram o Cejusc: o setor cidadania, o setor pré-processual e setor processual. São realizadas audiências de conciliação processuais, da Justiça Comum e do Juizado Especial Cível, bem como audiências preliminares do Juizado Especial Criminal e Suspensão Condicional do Processo, tanto do Juizado Especial Criminal quanto da Justiça Comum; além das sessões de conciliação pré-processuais.
O Cejusc de Itabirito
O Cejusc tem como finalidade incentivar a cultura do diálogo, além de contribuir para a pacificação social e estimular a solução de conflitos. No espaço é possível resolver situações diversas, por meio do diálogo entre as pessoas diretamente envolvidas no caso. Isso permite que acordos sejam realizados sem o ajuizamento de ações. Nos casos em que já existe processo em tramitação também é possível conciliar e ter um desfecho menos burocrático. Na instância também são oferecidas orientações gerais sobre serviços públicos e sobre documentos no setor de cidadania.
Em Itabirito, o Cejusc foi inaugurado em maio de 2017, sendo o 102º a ser instalado em Minas Gerais. Cejusc funciona das 8h às 18h, à rua Carlos Michel, 73, Centro.
Confira a entrevista do o Juiz Eleitoral e de Execuções Penais da Comarca de Itabirito, Antônio Francisco Gonçalves, sobre o Cejusc e outros assuntos de interesse da população: