Abastecimento de combustíveis começa em Belo Horizonte e região
Paralisação de caminhoneiros segue pelo nono dia consecutivo nesta terça-feira (29).

A Greve dos Caminhoneiros está gerando um prejuízo estimado em 34 bilhões ao chegar em seu nono dia consecutivo nesta terça-feira (29). Contudo, a crise no abastecimento começa a dar sinais de melhora. Cidades como São Paulo, Porto Alegre, Vitória, Brasília, Belo Horizonte e Manaus registraram caminhões-tanque abastecendo postos.
O presidente do Sincopetro-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de São Paulo), José Alberto Gouveia, divulgou que a maior dificuldade é na saída do combustível das refinarias, pois há protestos de caminhoneiros bloqueando os caminhões: “Não há previsão. O governo precisa agir, no sentido de liberar os caminhões para transportar o combustível”.
Belo Horizonte
Pelo menos 32 postos de Belo Horizonte e Contagem receberam combustível na tarde de ontem. Segundo o Minaspetro, entidade patronal, os estabelecimentos foram selecionados pelo Comitê de Crise “por estarem localizados em regiões estratégicas, o que possibilitará o abastecimento por um número maior de consumidores”.
O valor máximo por cliente foi estipulado em R$ 100 para “contemplar um número maior de veículos“. Segundo a PMMG, proibir o abastecimento em galões visa garantir a segurança dos postos, bem como da população dos locais onde acontecem o reabastecimento pontual.
O Sindicato relembra que os revendedores têm o compromisso junto ao Ministério Público e Procon-MG de não praticar preços abusivos, sob pena de serem enquadrados nos crimes contra a economia popular, ordem econômica e ordem tributária. Nestes casos, o dono do posto poderá ser preso.
Fonte: R7.