CAPS Infantojuvenil comemora 13 anos de serviços prestados à população de Itabirito
O CAPS é responsável pelo tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes.

No último dia 16 de agosto, o CAPS Infantojuvenil de Itabirito fez aniversário. São 13 anos atuando na Saúde Mental com crianças e adolescentes da cidade, e tudo isso tem que ser comemorado. Durante toda a tarde, os pacientes, pais e funcionários do Serviço brindaram os 13 anos de existência dessa parceria com muita festa.
Dirlene Aparecida é vó de uma das pacientes da unidade e para ela o serviço ajudou muito no desenvolvimento de sua neta. “Fui muito bem atendida aqui e desde quando ela começou a ser atendida o seu rendimento na escola melhorou muito e isso está sendo muito importante para a gente. O CAPS está de parabéns e desejo que ele complete muitas primaveras”.
Durante a festa o público pôde acompanhar a recitação de poemas do rapper “De Menor” e um pequeno concerto com instrumentos de cordas apresentado pelos alunos do Coral Canarinhos de Itabirito, parceiro do CAPS há muitos anos. A coordenadora técnica da unidade, Laisa Lima, ficou contente em poder comemorar o aniversário e celebrar conquistas nestes 13 anos de atividades. “Comemoramos esses 13 anos de existência, mas é importante lembrar que há menos de dois anos recebemos o incentivo do Governo do Estado para o seu financiamento. Isso nos orgulha muito, pois este serviço era custeado exclusivamente pelo município e agora parte deste custo também vem do Estado. O CAPS agora virou um adolescente e, com isso, podemos fazer uma analogia desta etapa na vida de todos nós e o momento em que o Serviço vem passando. É uma fase de muitas mudanças, enfrentamentos e amadurecimento e certamente todas essas mudanças serão importantes para o futuro do CAPS”, enalteceu.
O CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantojuvenil de Itabirito foi criado em 16 de agosto de 2005 e desde então é o responsável pelo tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes de Itabirito que apresentam algum tipo de sofrimento ou transtorno mental.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicopedagogos, enfermeiro, terapeuta ocupacional, Assistente Social, entre outros. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h as 18h horas na Rua José Sans, 224, Boa Viagem.