
No dia 05 deste mês, uma idosa sofreu uma queda de altura em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. Identificada como Maria de Fátima, 65 anos, a mulher é de Belo Horizonte e estava passeando com a família na região.
Na época, o Bombeiro Municipal de Itabirito informou ao Sou Notícia que o acidente aconteceu na Floresta Estadual do Uaimií, sendo que a informação inclusive constava no Relatório de Ocorrência da instituição. Entretanto, de acordo com a assessoria de comunicação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em nota enviada na tarde desta segunda-feira (27), o caso aconteceu a sete quilômetros de distância da reserva.
Confira abaixo a íntegra da nota enviada ao Sou Notícia:
“Em esclarecimento à notícia ‘Ouro Preto: idosa sofre queda de altura na Floresta Estadual de Uaimií’, publicada no dia 6 de agosto, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que o episódio ocorreu fora da área da unidade de conservação e em área localizada dentro de uma propriedade particular. O local da queda fica a 7 quilômetros de distância da reserva.
Neste ponto não existem cercas ou limites físicos demarcando a reserva ambiental, o que explica a informação equivocada a respeito da localização. Além disso, pessoas presentes no momento da queda informaram aos integrantes do Corpo de Bombeiros Municipal de Itabirito – que fizeram o atendimento à vítima – que a área fazia parte da Floresta Estadual de Uaimií. A informação chegou a ser incluída no Relatório de Ocorrência da instituição, mas já foi corrigida.
A Floresta Estadual de Uaimií é uma unidade de conservação de posse e domínio públicos. A unidade está localizada no município de Ouro Preto, na Região Central do Estado.”