Com tombo da indústria, PIB cresce apenas 0,2% no segundo trimestre
Fraco desempenho da economia e greve dos caminhoneiros derrubaram expectativa de crescimento para 2018 para cerca de 1,5%.
O produto interno bruto (PIB) cresceu apenas 0,2% no segundo trimestre do ano em relação ao três meses anteriores. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Foi o sexto resultado positivo após oito quedas consecutivas nesta base de comparação.
Esse resultado foi influenciado, principalmente, pelo tombo de 0,6% da indústria e estagnação da agropecuária, que costuma ser o motor da economia. O setor de serviços teve um pequeno avanço de 0,3% no segundo trimestre. A redução dos investimentos também influenciou o fraco desempenho do trimestre
Em relação ao segundo trimestre de 2017, o crescimento foi de 1% no segundo trimestre do ano, o quinto resultado positivo consecutivo. Nessa base de comparação, os setores de indústria e serviços cresceram 1,2%, enquanto a agropecuária caiu 0,4%.
Revisão
O Brasil cresceu menos do que o inicialmente projetado no primeiro trimestre deste ano, de acordo com revisão do IBGE nesta sexta-feira. No primeiro trimestre, o PIB registrou expansão de apenas 0,1% em relação aos três meses anteriores, ante crescimento de 0,4% divulgado antes.
O IBGE também revisou o resultado da atividade econômica no final do ano passado, passando a ver estagnação no quarto trimestre de 2017, em vez da alta de 0,2% informada anteriormente.
Para 2018, governo e mercado começaram o ano prevendo um incremento de 3%. Diante dos fraco desempenho da indústria, comércio e serviços, agravado pela greve dos caminhoneiros, as projeções foram reduzidas para cerca de 1,5%. As informações são da Veja e do IBGE.