30ª Semana da Consciência Negra agita Itabirito
O evento contará com uma extensa programação de cursos, oficinas, apresentações culturais e celebrações religiosas até o dia 24.
Realizada pela Prefeitura de Itabirito, por meio do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Ética Racial, a 30ª Semana da Consciência Negra está movimentando a cidade desde 12 de novembro. Com o tema Da negação à afirmação: construção de identidade e a (in)visibilidade da população negra, o evento contará com uma extensa programação de cursos, oficinas, apresentações culturais e celebrações religiosas até o dia 24.
Até 18 de novembro, o destaque será a Caravana da Juventude Negra, com diversas oficinas culturais e de qualificação profissional. As atividades, oferecidas pela Fundação Cultural Palmares, serão realizadas no estacionamento do Complexo Turístico da Estação, atrás da Biblioteca Municipal.
A Missa Afro (Axé Igbá), que marcou a abertura oficial da 30ª Semana da Consciência Negra, aconteceu no dia 15 de novembro, a partir das 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro. À noite, a Praça da Estação recebeu mostra de cinema com o filme O Grande Desafio, a partir das 20h.
O evento beneficente Samba Solidário, criado por Pirulito da Vila, encerrará a programação no dia 24 de novembro. A partir das 16h, na Praça da Estação, o cantor e compositor itabiritense convida Grupo Cativeiro, Tindolelê, Sakasamba, Ricardo Barrão, JC Samba, Black Samba, Letícia Garcia e Roonei Bixo Souto.
Atividades de Cepep, Cras e UBS
A 30ª Semana da Consciência Negra também terá atividades nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Padre Adelmo e Maria Loura – Nossa Senhora de Fátima, além de cursos oferecidos pelo Centro Público de Educação Profissional José Toledo Filho (Cepep) nas Associações Comunitárias dos bairros Novo Horizonte e Munu.