Geral

IR 2018: Saiba o que fazer se cair na malha fina e como sair dela

Segundo a Receita Federal, 628 mil declarações ainda estão retidas na malha fina devido a inconsistências nas informações prestadas.

A Receita Federal abre, nesta segunda-feira (10), a consulta ao último lote de restituições do IR 2018. Segundo a entidade, 628 mil declarações ainda estão retidas na malha fina até essa data, devido a inconsistências nas informações prestadas.

A quantidade de declarações retidas na malha fiscal corresponde a 2% do total de 31.435.539 declarações do IRPF 2018 apresentadas neste ano.

Desse conjunto de declarações retidas em malha, 70,35% apresentam imposto a restituir, 25,88% têm imposto a pagar e 3,77% não apresentam imposto a restituir ou a pagar.

Por que as declarações caíram na malha fina?

As principais razões pelas quais as declarações caíram na malha fina, segundo a Receita Federal, são:

  • Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 379.547 declarações
  • Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 183.274 declarações
  • Despesas médicas: 163.594 declarações
  • Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 128.536 declarações

Como saber se a declaração caiu na malha fina?

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita Federal na internet.

Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Para gerar o código de acesso, é preciso ter em mãos o CPF, data de nascimento e os números dos recibos de entrega das declarações do IR apresentadas nos 2 últimos anos.

Saiba como gerar o código de acesso

Se a declaração tiver erros, retifique

Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Para fazer a declaração retificadora, entre no mesmo programa que enviou a declaração do Imposto de Renda.

Na tela “Identificação do Contribuinte”, responda à pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?” clicando no ícone “Declaração Retificadora”.

É preciso informar o número do recibo da declaração enviada anteriormente. É possível encontrar o recibo no arquivo enviado da declaração anterior. Se não tem mais esse arquivo, terá de procurar um posto da Receita Federal.

É possível mudar o modelo na retificação?

Agora não.

Só é possível mudar o modelo da declaração durante o período normal da entrega (que esse ano foi dia 30 de abril).

Como essa declaração está sendo feita fora do período normal, ela deve ser feita no mesmo modelo utilizado na declaração entregue originalmente, pois a Receita não permite a troca de modelo.

Ou seja, se a declaração original foi entregue na forma simplificada, não poderá ser entregue no modelo completo, mas apenas no modelo simplificado novamente, mesmo que essa opção não seja a mais vantajosa para o contribuinte.

A declaração retificadora substitui completamente a declaração entregue anteriormente, por isso é preciso tomar cuidado para inserir todas as informações necessárias. Se deixar de informar algo, corre o risco de cair na malha novamente.

E se a declaração não tiver erro nenhum?

Se a declaração que foi apresentada à Receita não tiver erros e o contribuinte tiver todos os documentos que comprovem a veracidade das informações, poderá optar por dois caminhos:

  • aguardar intimação da Receita ou
  • agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal. Este procedimento é chamado de “antecipação da malha”

O agendamento para declarações do IR2018 só começam a partir de janeiro de 2019.

Confira o passo a passo para fazer esse agendamento

As informações são do O que é que eu faço, Sofia?, do R7.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×