Geral

Itabirito: ônibus de mineradoras causam confusão pela sujeira de minério e falta de garagem

Veículos ficam estacionados em diferentes pontos da cidade e estão incomodando a população pela poeira de minério.

A empresa de ônibus Viação São Silvestre, que presta serviços para terceirizadas da mineradora Vale, não tem lugar apropriado para colocar os veículos. Com isso, diversos ônibus ficam parados em diferentes pontos da cidade, atrapalhando o trânsito e causando danos para o meio ambiente, uma vez que os veículos chegam sujos de minério em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.

A situação chamou a atenção da população da cidade, que mandou denúncias para a redação do Sou Notícia. Relatos dão conta que os ônibus deixam uma poeira de minério por onde passam, contribuindo para a poluição do ar e afetando a respiração.

Vale ressaltar que, em Itabirito, há uma lei que proíbe o trânsito de veículos sujos dentro da cidade. É necessário que os ônibus sejam lavados antes de chegarem até o município.

O Sou Notícia, visando tomar conhecimento das providências cabíveis para solucionar o caso, entrou em contato com a empresa Viação São Silvestre. Uma funcionária identificada como Bruna disse à equipe do site que a empresa poderá dar esclarecimentos sobre a situação apenas na quarta-feira (02).

Outra empresa que presta serviço de transporte para terceirizadas da Vale é a Souza e Braga. Em contato com a empresa, o Sou Notícia recebeu a informação de que a Souza e Braga possui garagem apropriada para guardar os ônibus e que há uma limpeza diária dos veículos, demonstrando preocupação com o meio ambiente e com o bem estar da população de Itabirito.

Já a Serra Verde, que também possui veículos à trabalho de mineradoras, disse ao Sou Notícia que lava os ônibus diariamente e que, inclusive, possui profissionais que trocam turno para atender a demanda.

O Sou Notícia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para entender o que tem sido feito pela Prefeitura de Itabirito para combater o problema. De acordo com Antônio Marcos Generoso Cotta, mais conhecido como Generoso, secretário da pasta, “a Secretaria de Meio Ambiente, junto com a Secretaria de Urbanismo, está notificando todas as empresas que prestam serviços para mineradoras na cidade e que estão causando essa poluição, com ônibus sujos de minério”.

Já o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Carlos Henrique Franca Rodrigues, o “Luke”, disse ao Sou Notícia que “existem algumas situações na questão dos ônibus. A primeira é sobre os ônibus que param em locais onde é proibido estacionar. Nesse caso, é preciso fazer o recoque e tomar a multa devida. O segundo ponto é em relação aos ônibus e caminhões que prestam serviços para a Vale e terceirizadas, que acabam pernoitando nas ruas de Itabirito. Juridicamente, pelo código de trânsito brasileiro, eu não tenho como fazer nada. Não posso proibir que os ônibus fiquem naquele local. Entretanto, encontramos uma saída, por meio do setor tributário da Prefeitura de Itabirito, estipulando que as empresas assinem uma declaração de que possuem garagem e isso fica junto com o alvará dela. Se por acaso a empresa declara que tem garagem mas deixa o veículo na via, ela será multada com um valor aproximado de R$4 mil. Essa é uma saída de fiscalização tributária e não de trânsito. Por fim, tem a questão da Vale assinar contrato regendo que a empresa precisa ter uma garagem. Essa é uma fiscalização que deve ser feita pela Vale, pois o contrato é entre particulares. A prefeitura nada pode fazer para trabalhar em cima desse contrato”, relatou.

2 Comentários

  1. Essa questão de sujeira por causa das mineradoras é uma vergonha publicar isso.
    Alguém sabe da velha história de estresse na porta dos teatros antigamentes, assim acontece em nossa cidade! Temos que agradecer as mineradoras por estarem fazendo isso sinal que tá havendo emprego, e pq ninguém implica com Farid ocupando via pública e passando carretas no centro? Isso é política porca que não sabe nem o que se fiscaliza. o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×