Parceria pelo meio ambiente trouxe importantes resultados em 2018
Números do trabalho do Codema mostram que Itabirito continua crescendo, sem esquecer de sua responsabilidade ambiental.
Unindo desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Melhoria do Ambiente (Codema) realizou um total de 98 licenças e autorizações ambientais durante todo o ano de 2018. “O balanço anual aponta como o município continua crescendo, de maneira sustentável e com a participação dos cidadãos”, destaca Antônio Marcos Generoso, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Fundado em dezembro de 1994, por meio da Lei Municipal 1880/94, o Conselho é formado por membros de toda a sociedade: empresários, servidores e cidadãos preocupados com o meio ambiente e o progresso responsável. “O Codema é o espaço que a população tem para acompanhar os processos de licenciamento ambiental do município”, define Jarbas Lima Lemes, fiscal de meio ambiente da Prefeitura de Itabirito e secretário-executivo do Conselho desde 2013.
O objetivo do Codema é propor diretrizes para a Política Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de sugerir normas técnicas e legais, ações e procedimentos, visando à defesa, conservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do município. “Em 2018, foi o primeiro ano que Itabirito assumiu a gestão ambiental em seu território, fiscalizando e licenciando todas as atividades de impacto local. Foi um ano de muito aprendizado”, avalia Jarbas Lemes.
Participante desde 2013, Heloisa Cristina França Cavallieri é membro titular representante do Saae e explica que é importante para Itabirito ter um conselho bem estruturado para discutir o progresso e as pressões ambientais. “Assim é possível ter controle sobre o desenvolvimento do município”, afirma. Para Heloisa França, o Codema é fundamental para que os projetos a serem desenvolvidos em Itabirito sejam regulares e causem menores impactos ambientais, sem deixar de desenvolver a economia. “O ano de 2018 foi excelente! Foram vários processos analisados e condicionantes aprovadas, trazendo avanços para Itabirito. Outros indeferidos permitem que o empreendedor possa buscar melhores soluções”, avalia.
Outro conselheiro ativo é Rogério Hamilton Oliveira, que participa como representante da CDL Itabirito e dos empresários. “Minha missão é trabalhar para que haja um equilíbrio entre empresários, empreendimentos e meio ambiente, de modo que haja sempre desenvolvimento sustentável”, pontua. “O Codema faz e está fazendo pelo meio ambiente, cumprindo sua missão com responsabilidade e equilíbrio. Sem dúvida, está fechando 2018 com produtividade, resultados excelentes e, mais ainda, respeitado por seus membros, pelas empresas e pela população de Itabirito”, completa.
Para este ano, o conselheiro é otimista quanto ao desenvolvimento sustentável de Itabirito, com a ajuda do Conselho. “Temos certeza de que em 2019, sempre com o apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o Codema vai obter resultados ainda mais marcantes”, encerra Rogério Hamilton, concordando com a opinião do secretário municipal. “O meio ambiente não pode ser um assunto só da Prefeitura ou dos ambientalistas, por isso o Conselho é tão importante. O Codema é fundamental para o crescimento de Itabirito e, em 2019, o trabalho será ainda maior para que o município se desenvolva com responsabilidade ambiental”, ressalta Generoso.