Geral

Barragem se rompe e lama atinge casas em Brumadinho, na Grande BH

Desastre aconteceu na tarde desta sexta-feira (25).

Nesta sexta-feira (25), uma barragem da mineradora Vale se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais estão no local do desastre. Os moradores estão sendo retirados de suas casas na parte mais baixa da cidade.

Até o momento, ainda não foram divulgadas informações sobre vítimas fatais. Entretanto, de acordo com a Defesa Civil, há possíveis vítimas no local. Há a confirmação de 2 feridos que chegaram de helicóptero ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em BH. Porém, não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Segundo a Vale, o rompimento aconteceu no início da tarde de hoje, na Mina do Feijão. Os rejeitos atingiram a área administrativa da empresa, chegando até a comunidade da Vila Ferteco. Após o desastre, as ações da Vale em Nova York caíram. Por volta das 15h10, houve um recuo de mais de 10% nas ações da empresa.

O Instituto Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina, que está localizado em Brumadinho, fechou as portas no início da tarde desta sexta-feira, após determinação do Corpo de bombeiros. Os visitantes que estavam em Inhotim, além dos funcionários que trabalham no instituto foram obrigados a deixar o local.

A Casa Civil informou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), se reuniu com o ministro-chefe da pasta, Onyx Lorenzoni, para discutir sobre o desastre ocorrido em Brumadinho.

O caso remete a outro recente, ocorrido há três anos, quando a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, deixando 19 mortos e causando sérios danos ao meio ambiente. A tragédia é considerada como o maior desastre ambiental do Brasil, sendo que apenas um mês após o rompimento da barragem, mais de 11 toneladas de peixes mortos foram retirados em rios de Minas e do Espírito Santo. Ainda hoje, a tragédia causa impactos ambientais

Foto: Corpo de Bombeiros de Minas / Divulgação / BBC News Brasil.

Veja a íntegra da nota da mineradora Vale sobre o rompimento da barragem em Brumadinho:

“A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas.”

Confira o vídeo com as primeiras imagens do local onde aconteceu o rompimento da barragem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo