Prefeito e secretário falam sobre a situação do transporte escolar em Itabirito
As aulas da rede pública de ensino voltaram na última quarta-feira (6) em algumas escolas e na quinta-feira(7) em outras. Porém, o transporte escolar público não está em funcionamento por problemas com a Global Cooperativa, de Belo Horizonte, e a Coorpenova, de Nova Lima, empresas que venceram o processo licitatório para realizar a prestação do serviço.
Em entrevista exclusiva ao Sou Notícia, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador (PSD), e o secretário municipal de Transportes, Luis Fernando Carolino Xavier, mais conhecido como Fernando Bolotinha, falaram sobre a situação do transporte escolar na cidade.
De acordo com o prefeito Alex, “Eu jamais queria que desse algum problema no transporte escolar. Eu e minha equipe trabalhamos com muita responsabilidade e, acima de tudo, mesmo que algumas pessoas não acreditem, cumprindo a lei. Foi ordenado que uma nova licitação fosse feita e nós fizemos a licitação como a Justiça mandou, dividindo as rotas, detalhadamente, sem maiores problemas. A licitação foi feita e alguns dos ganhadores que não são nem de Itabirito, na hora de assinar o contrato para começar a rodar, pularam fora. Não tem outra solução a não ser chamar o segundo colocado ou cancelar de novo a licitação desses itens e fazer uma contratação emergencial”, afirma o prefeito. “Dessa vez, não foi culpa da prefeitura. Nós, quando erramos da outra vez, viemos por meio do site para assumir a responsabilidade. Dessa vez, não. A prefeitura não tem culpa nenhuma. Inclusive, a cooperativa que ganhou parte da licitação e que não vai cumprir o serviço, será punida. A multa vai recair sobre ela. As mães, pais e alunos não têm culpa da irresponsabilidade desse pessoal. A empresa não tem condições de prestar o serviço como deve ser prestado, com responsabilidade, vistoria, carro bom. É o que sempre fizemos pela população e vamos continuar fazendo. Não tem como trabalhar sem responsabilidade. Pra fazermos isso, requer um prazo. Está trazendo transtorno, mas tenham calma pois já estamos providenciando a solução. Dessa vez, a prefeitura não tem culpa nenhuma e eu posso lhes garantir isso”, disse Alex.
“Eu posso dizer para vocês, até mesmo pela experiência que eu tenho com transportes e trabalhando na prefeitura, que essa foi a licitação de transporte escolar mais bem formulada que já teve em Itabirito. Todas as rotas foram feitas. Os problemas que tiveram não são de responsabilidade da prefeitura. E isso não quer dizer que estamos cruzando os braços. Muito pelo contrário. Nossa função de fiscalizar e garantir um bom atendimento, que sempre foi nota mil, está sendo cumprida. Porém, infelizmente, por ser um processo licitatório, não podíamos impedir que empresas de fora viessem para a cidade e participar do processo. Tudo bem. Vieram, participaram e deu no que deu. As empresas pegaram a responsabilidade do processo e não deram conta. Estamos correndo atrás de resolver essa situação o mais rápido possível e garantir a volta do transporte escolar com a mesma qualidade que tinha antes”, reforçou Fernando Bolotinha.
Confira a íntegra da entrevista que o Sou Notícia realizou com o prefeito Alex Salvador e o secretário de Transportes de Itabirito, Fernando Bolotinha: