Barragens Forquilha I, II, III: Prefeitura de Itabirito vai executar plano de emergência sem participação da Vale
De acordo com informações da Rádio Itatiaia, em função do risco de rompimento das barragens Forquilha I, II e III, instaladas em Ouro Preto, a Prefeitura de Itabirito vai executar plano de emergência, sem a participação da Vale, como medida preventiva.
A Vale, segundo a reportagem, admitiu durante a reunião realizada ontem (19), que não possui um projeto de evacuação de moradores em Itabirito. A prefeitura, então, irá orientar, ainda nesta semana, parte da população que possa ser atingida em caso de rompimento das barragens da cidade vizinha.
Ainda segundo a Itatiaia, apesar da Vale ainda não ter previsão de evacuação de comunidades na cidade, a Prefeitura de Itabirito vai começar a se reunir com moradores de cinco bairros (não informados) e donos de comércios no centro que podem ser atingidos em Itabirito.
As barragens Forquilha I, II e III estavam na lista divulgada pela Vale no fim do ano passado sobre as oito barragens com severo risco de rompimento, incluindo a barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. Outras cidades que possuem comunidades em áreas de risco, como Barão de Cocais e Nova Lima, já tiveram evacuação de comunidades.
A princípio, a cidade não prevê deslocamento de moradores, mas já vai começar a executar o plano de emergência por conta própria, sem participação da mineradora Vale, como conta o secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Henrique Franca Rodrigues (Luke).
“A Vale não possui um plano de evacuação para Itabirito. Portanto, o município, através da Defesa Civil e dos bombeiros municipais, vai apresentar para a população o plano de emergência que já existe. Vamos fazer reuniões com todos os moradores dos bairros que possam ser atingidos por uma possível enchente, advinda do rompimento das barragens, e vamos apresentar as rotas de fuga, as ações que serão tomadas pelos bombeiros e pela Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI), além da coordenação da Defesa Civil. Vamos deixar sinalizado para que possa ser efetiva a evacuação em possível caso de rompimento”, disse Luke.
O secretário ainda falou sobre o tempo que a lama vai demorar para chegar na cidade. “O prazo para chegada no bairro que fica mais acima é de uma hora e vinte e seis minutos. Não temos estimativa de pessoas em função da área de comércio”, finalizou.
Nota da Vale sobre a evacuação da população localizada próxima às barragens do Complexo Vargem Grande, em Nova Lima, e da Mina Fábrica, em Ouro Preto: