Geral

Itabirito: após risco de rompimento de barragem, BR-356 é interditada

Desde às 17h desta quarta-feira (20), a BR-356 se encontra interditada entre os quilômetros 35, na Lagoa das Codornas, e o quilômetro 50, no portal de Itabirito e no acesso a Ouro Preto.

De acordo com a Defesa Civil, a interdição é uma medida de segurança em razão dos riscos de rompimento na barragem de Vargem Grande, em Nova Lima.

Segundo informações preliminares, os veículos levem devem desviar 43 quilômetros, passando pela MG-030, em Nova Lima e Rio Acima, para acesso a Itabirito. No caso dos veículos pesados, o trajeto pode chegar a 80 quilômetros, tendo como passagem a BR-040, em Ouro Branco, em direção a Ouro Preto, pela MG-443, até chegar em Itabirito.

A interdição segue por tempo indeterminado.

Coletiva de Imprensa

Durante coletiva de imprensa realizada na noite desta quarta-feira (20), debaixo do viaduto da Mutuca, na entrada na Mina da Vale, a Defesa Civil Estadual informou que Itabirito estaria em risco e seria atingida por mar de lama, em um prazo de duas horas, caso ocorra rompimento das barragens de Forquilha I, II e III, em Ouro Preto.

De acordo com o representante da Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinhofoi realizado um alinhamento, durante reunião realizada ontem (19), com Defesas Civis Municipais de comunidades que podem ser atingidas, para apresentar um plano de emergência, a fim de orientar a comunidade de Itabirito e de Rio Acima. No caso de Rio Acima, a lama chegaria até a cidade em uma hora e dez minutos.

Entretanto, as comunidades das duas cidades não precisam se preocupar, neste momento, com a evacuação de suas residências, uma vez que a Defesa Civil garante que sirenes serão acionadas caso haja necessidade de desocupação nas comunidades referidas.

A Defesa Civil alegou durante a coletiva de imprensa que informou para quais locais as populações devem se deslocar caso ocorra o rompimento das barragens. “A Defesa Civil não emite laudo de estabilidade das barragens. Ela só faz o acolhimento e o acompanhamento dessas pessoas”, afirmou Godinho.

3 Comentários

  1. Me expliquem quem puder porque de uma hora para outra todas as barragens são risco? Porque passaram a ser risco depois da desgraça de Brumadinho? Ou sempre foram risco e agora nenhum técnico quer assinar laudos falsos sobre uma estabilidade que não existe, para não levarem a culpa e serem presos,, enquanto os donos, os cabeça assistem de seus tronos os subordinados indo para cadeia! Então, sem laudos , todas as barragens são risco!

  2. A mg30 (TRECHO ITABIRITO/RIO ACIMA) está sem manutenção cheia de crateras passem lá pra ver não é o caso obrigar a Vale dar manutenção já que o estado esta quebrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×