Geral

Vale pode ter de indenizar Itabirito por causa de interdições da BR-356

O Ministério Público (MP) de Itabirito está apurando informações da Vale e da Prefeitura para avaliar se houve ou não prejuízos para o município em decorrência dos constantes fechamentos da BR-356. A intenção do MP é que, caso tenha havido tais prejuízos, o município seja indenizado pela empresa.

Foto-Sou-Notícia.

As interdições na BR são em decorrência da barragem de Vargem Grande, da Vale, em Nova Lima, que se romper atingirá parte de Rio Acima, parte de Nova Lima e parte da BR. Trata-se de uma ação preventiva de segurança depois das tragédias que ocorrerem nos últimos tempos em barragens sob responsabilidade ou corresponsalidade da empresa.

Há dias, o trânsito na BR-356 flui de forma “pare e siga”, ou seja, com interdições constantes. A 356 é a mais importante ligação de Itabirito com cidades como Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Rio de Janeiro.

Os promotores Umberto de Almeida Bizzo e Vinícuis de Alcântara Galvão afirmaram estar preocupados com a situação itabiritense.

Foto-Sou-Notícia, Promotor Umberto de Almeida Bizzo.

Por meio de um documento, Bizzo, inclusive, pede explicações à Vale a respeito de interdições na rodovia e a respeito da segurança para o uso de vias secundárias.

Na tarde desta segunda-feira (25), o promotor esteve reunido com o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Antônio Marcos Generoso e com representantes da Prefeitura para tratar do assunto.

A informação que se tem é que a Vale deveria ter comparecido ao encontro no MP, juntamente com membros da Prefeitura, mas o representante da empresa teria se atrasado e, por causa disso, será ouvido posteriormente.

O Sou Notícia continua aguardando informações da Vale a respeito da situação de Itabirito.

Botão Voltar ao topo
×