A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) participou de um mutirão para reorganizar um galpão de reciclagem em Brumadinho (MG). O espaço foi atingido pela lama da barragem, da Vale, que se rompeu, causando a maior tragédia trabalhista da história do Brasil.
O galpão pertence a Ascavap (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumadinho). “O local foi um dos atingidos pelo rompimento da barragem, ocorrido no início deste ano, e o objetivo do ato foi auxiliar e reorganizar toda a logística de triagem, bem como solidarizar com os associados envolvidos na tragédia”, informou a assessoria de comunicação da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat), instituição que organizou o ato. Ato esse que reuniu associações de várias partes de Minas Gerais.
A solidariedade aconteceu entre os dias 25 e 28 de fevereiro. Também participaram associados e integrantes da Acmar (Ouro Preto), Ascapel (Betim), Asmare (BH) e Coopesol Leste (também de BH).
“Além de todo o trabalho na reconstrução do galpão da Ascavap, os associados das cooperativas e associações presentes ao mutirão participaram de uma manifestação pelo ocorrido na barragem local. Um ato com pedidos de justiça, orações e caminhada pelo centro da cidade de Brumadinho encerraram as atividades”, informou a assessoria de comunicação citada.