Geral

Treino: Por risco em barragem, até 2ª feira, Barão de Cocais fará simulado de evacuação

Por causa de risco de rompimento da barragem Superior da Mina do Gongo Soco, da empresa Vale, neste domingo (24) ou no mais tardar na segunda-feira (25) haverá um simulado de evacuação na cidade de Barão de Cocais (Região Central de Minas). A informação é da Defesa Civil de Minas Gerais.

De acordo com o jornal O Tempo, de BH, “um plano de evacuação está sendo montado em conjunto entre Defesa Civil, Polícia Militar, Agência Nacional de Mineração (ANM) e outros órgãos. De acordo com o porta-voz da Defesa Civil tenente-coronel Flávio Godinho, esse plano vai permitir uma evacuação de forma mais coordenada. ‘Com o plano, as pessoas conseguem se programar, elas podem tirar documentos e veículos’”, explicou o coronel. 

Ainda segundo o jornal, “as pessoas que moravam na área que primeiro seria atingida pela barragem em caso de rompimento já foram retiradas de Barão de Cocais”. De acordo com o coronel, no dia 8 de fevereiro, foi feita a evacuação de 454 pessoas.

O jornal continua: “Agora ainda há cerca de 3.000 residências, cerca de 9 mil pessoas, que seriam atingidas em cerca de 1h12. Elas estão espalhadas pelos  bairros centro, Três Moinhos, São Benedito e São Geraldo. ‘Toda uma estrutura de Polícia Militar, foi instalada na cidade para fazer esse socorrimento, caso seja necessário. Estamos melhorando o plano de contingência para que toda a população saiba em uma eventual evacuação para qual local ela deve percorrer. A intenção da Defesa Civil é que hoje ou amanhã este plano esteja pronto para que possamos fazer na segunda-feira um simulado na cidade para ver se o plano está exequível e tem os requisitos de segurança para retirar as pessoas, caso necessário, com 1h12’”, disse o coronel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×