GeralItabirito

Coletivo Jovem de Itabirito.

Segundo o Instituto Coca-Cola o Coletivo Jovem de Itabirito está entre os melhores do Brasil.

Em dezembro de 2018 cento e onze (111) jovens foram capacitados na primeira turma e destes vinte e dois (22) já estão inseridos no mercado de trabalho.

Para o Gerente Executivo da Adesita, Denis Donato, “esse é o objetivo, dar oportunidade para jovens e adolescentes com esta qualificação inicial, estamos muito felizes e no caminho certo, fazendo um bom trabalho”.

Coletivo Jovem: programa inspira e empodera jovens ao conectá-los com oportunidades de trabalho.

O Coletivo Jovem é um programa realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil que tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda.

Os beneficiários, durante o curso, são convidados a pensar sobre seu plano de vida e sobre o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos. Dessa forma, o programa apresenta ao jovem oportunidades de aproximar seus sonhos com a realidade em que vivem a partir do pensamento sobre o futuro, incentivando-os a enxergar o caminho para a inserção profissional como um caminho possível.

O programa tem como causa principal a empregabilidade e entende que o processo de desenvolvimento profissional dos jovens vai além da vaga de emprego. Por isso, sua metodologia trabalha com uma abordagem que incentiva o protagonismo e a liderança, fortalecendo a autoestima dos participantes. Os jovens são estimulados a realizar projetos práticos nas comunidades onde vivem em temas como marketing, vendas, comunicação e produção de eventos. Além de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos, o programa também possui uma plataforma virtual de aprendizagem, que pode ser acessada dentro ou fora das salas do Coletivo.

Ao final do curso, os jovens são conectados com oportunidades de emprego, e aqueles que tenham outros objetivos profissionais, como empreender e continuar os estudos, são direcionados para parceiros que tenham expertise nesses temas. As parcerias do programa com ONGs locais como a Adesita – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito e uma rede de empresas locais, são primordiais para que os resultados sejam alcançados. Desde o início de sua implementação, o Coletivo Jovem já impactou mais de 200 mil jovens em 125 comunidades brasileiras. Desses, cerca de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×