Com índice de 0,764, a cidade teve a melhor avaliação da região Sudeste no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) referente ao ano de 2018. A premiação acontecerá nesta terça-feira, dia 9 de abril, durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na capital federal.
O resultado reafirma o compromisso da gestão pública municipal em trabalhar pelo desenvolvimento das mais diversas áreas, beneficiando toda a população da cidade. Itabirito recebeu notas máximas em quesitos relacionados a Educação, Cultura, Habitação, Economia, Meio Ambiente, Finanças Públicas e Gestão Pública, além de avaliações altas na Saúde.
O principal destaque de Itabirito no IDMS referente a 2018 foi o Meio Ambiente, com índice 0,953. Na sequência, aparecem Habitação, com 0,924; Educação, que recebeu 0,794; e Cultura, com índice 0,768.
O acesso ao IDMS pode ser realizado na área do Conteúdo Exclusivo no Portal da CNM: https://www.cnm.org.br/principal.
Quesitos avaliados com nota máxima em Itabirito:
– Atendimento Escolar – Ensino Fundamental (6 a 14 anos)
– IDEB Rede Pública – Anos iniciais (1º ao 5º ano)
– Média de alunos por turma – Anos iniciais (1º ao 5º ano)
– Média de alunos por turma – Anos finais (6º ao 9º ano)
– Conselho Municipal de Educação
– Adesão ao Sistema Nacional de Cultura
– Legislação de proteção ao Patrimônio Cultural material ou imaterial
– Equipamentos socioculturais
– Investimento em cultura per capita
– Estrutura de gestão para políticas habitacionais
– Agregação de valor econômico
– PIB per capita
– Gestão Ambiental
– Preservação Ambiental
Confederação Nacional de Municípios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, fundada em 1980. Neste ano, será realizada a premiação do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) aos cinco municípios mais bem colocados por região e à capital que apresentou melhor desempenho na avaliação em 2018.
Fonte: SEMCO
Pois é, e o MPE cassou o mandato do responsável por tudo isto, o Prefeito Alex, por questões ligadas a pressão da oposição relativas à campanha eleitoral no passado! Isto não é Justiça, é perseguição política!