Geral

Itabirito terá nova eleição municipal após cassação de prefeito

O município de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, terá nova eleição municipal após a cassação do prefeito, Alex Salvador (PSD), e do vice, Wolney de Oliveira (DEM). Alex e Wolney foram cassados em janeiro e afastados de seus cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no último dia 02 de abril. Nesta quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de embargos de declaração em última instância.

O TRE-MG ainda não divulgou a data prevista para a votação. Entretanto, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, é preciso que haja um prazo razoável para organizar o novo pleito, sendo possível a realização da nova eleição municipal no mês de julho.

Desde o afastamento de Alex, o presidente da Câmara Municipal de Itabirito, vereador Arnaldo Santos (PRTB), assumiu o comando da prefeitura da cidade como prefeito interino, em cerimônia realizada no dia 03 de abril.

Entenda o caso

O Ministério Público Eleitoral (MPE) desenvolveu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), sob a justificativa de que Alex teria recebido doações de pessoas jurídicas durante a campanha eleitoral de 2016, o que não é permito por lei.

A doação teria sido repassada por empresas que prestam serviço de transporte em Itabirito e, de acordo com o MPE, funcionários das empresas supostamente fizeram as doações para a campanha da chapa vencedora nas eleições de 2016.

No dia 21 de janeiro, o TRE-MG manteve a cassação dos mandatos de Alex e Wolney por abuso do poder econômico nas eleições de 2016. O TRE negou provimento ao recurso, por 6X0, ressaltando que a execução da decisão somente será feita após o julgamento de eventual embargos de declaração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×