Secretário especial da Cultura e presidente do Iphan visitam obras em Ouro Preto

Henrique Pires, secretário especial da Cultura, afirmou que para ele foi muito importante acompanhar a recuperação dos prédios. O secretário falou da cidade de Ouro Preto como patrimônio histórico mundial, e disse que a equipe está realizando um resgate histórico de qualidade. Sobre o Museu Boulieu, declarou: “Além de um espaço de mostra, nós vamos ter um espaço de estudo, um espaço de aprendizagem, de restauração, e vai ser sem dúvidas mais um fator de reconversão econômica da região”.
Kátia Bogéa se emocionou ao assistir o vídeo da história do museu Boulieu. Ela exaltou o ato de generosidade do casal, os esforços da Prefeitura de Ouro Preto, do Iphan, e falou também da importância da participação da população: “Ninguém vai avançar nem fazer nada sozinho. A população tem que elevar sua autoestima, ter mais amor pela sua cidade, pela sua pátria, pela nação brasileira, pela identidade cultural, pelo nosso patrimônio”.
O Museu Boulieu – Caminhos da Fé funcionará ao lado do Paço da Misericórdia, que já foi restaurado e hoje ocupa setores da administração municipal. As obras na área que abrigará o museu estão sendo realizadas com recursos em torno de R$ 8 milhões, via Lei Rouanet. A coleção que será exposta foi doada pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu à Arquidiocese de Mariana, contendo cerca de 1,2 mil peças brasileiras e de outros países.
As obras na Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, também visitada, está sendo executada com os recursos do PAC Cidades Históricas e da Lei de incentivo à Cultura. O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, diz que é extremamente importante ter o apoio dessas pessoas para reforçar a relação da cidade com a Cultura e Turismo. “São ações conjuntas, em um momento assim, que dão luz à nossa cidade e com certeza gerarão grandes projetos”, afirma.