Sine de Mariana diz; que município tem a menor taxa de desemprego em três anos
O Sine de Mariana divulgou as taxas de empregados e desempregados dos primeiros quadrimestres, de janeiro a abril, dos anos de 2017, 2018 e 2019. Os números provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 2.395 pessoas foram contratadas e 1.075 demitidas, resultando no saldo positivo de 1.320 carteiras assinadas. Os dados estão disponíveis no site do Caged Estabelecimento Ajustado.
Sine divulgou a relação no dia 1º de julho. No gráfico, é possível observar o aumento progressivo da taxa de empregados. Em 2017, foram 1.510 demissões e 952 contratações, saldo negativo de -558. Já em 2018, 1.144 contra 1.184, saldo positivo de +40. A fragilidade da economia marianense é consequência do rompimento da barragem de “Fundão”, em novembro de 2015. O ocorrido elevou o índice de desemprego para 29,9 % após a suspensão parcial das atividades das mineradoras Samarco e Vale.
Segundo o coordenador do Sine, Gustavo Ribeiro, a taxa de desemprego está em constante queda, consequência das obras de infraestrutura nos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. “A melhora é significativa, mas não é o objetivo. Trabalhamos para atingir a taxa [de desemprego] de 4%, semelhante à das economias consolidadas. Neste momento, a Prefeitura desenvolve ações para que essa aproximação aconteça, como o investimento no desenvolvimento do distrito industrial e na diversificação dos geradores de receita. O objetivo é ser cada vez menos independente de mineração”, destacou. As Informações são do Portal da Cidade de Mariana.