
No último dia (17) de julho de 2019, a Juíza Eleitoral, Dra. Vânia da Conceição Pinto Borges, negou o pedido de cancelamento do debate que será promovido pelo Sou Notícia.
Após protocolarem um documento, que visava cancelar o debate realizado pelo Sou Notícia, alguns candidatos nesta Eleição Extemporânea 2019 tiveram seu pedido negado. No documento os candidatos alegam que não estavam informados do evento programado, e que os mesmo estariam com agendas super lotadas. De acordo com documento protocolado, o veículo de comunicação entrou em contradição com as normas da Lei.

Após análise, não houve constatação do descumprimento da Lei. Nisto, a Justiça Eleitoral decidiu então, por não haver provas de infrações da Lei, negar o pedido dos candidatos.

Em nota o veículo Sou Noticia se posicionou para esclarecer a situação.
” O Site Sou Notícia, vem a público, prestar os seguintes esclarecimentos, acerca da realização do debate de 20/07/2019:
O Site Sou Notícia agendou a realização de um debate com todos os candidatos a prefeito de Itabirito, a realizar em data de 20/07/2019, às 18 horas, na Câmara Municipal de Itabirito, bem como procedeu a todas as formalidades legais.
Para a celebração do acordo das regras do debate, realizamos uma reunião na sede do Sou Notícia, em data de 16/07/2019, onde foram convidados todos os candidatos. Nessa reunião os três candidatos enviaram um representante.
Dois desses candidatos protocolaram nessa reunião, um ofício, através do qual informaram a impossibilidade de comparecimento ao debate marcado. Flexibilizamos alterar a data e/ou horário do debate, o que foi rejeitado nessa reunião.
Inconformados, esses dois candidatos peticionaram ao Juízo Eleitoral de Itabirito, solicitando que o debate a ser promovido pelo Site Sou Notícia no dia 20/07/2019 fosse cancelado, em flagrante desrespeito à democracia.
A Justiça Eleitoral de Itabirito INDEFERIU o pedido desses dois candidatos para que o debate fosse cancelado.
Assim, esclarecemos que realizaremos o debate designado para a data de 20/07/2019, e reiteramos a importância da realização desse debate, para que a população possa conhecer as propostas dos candidatos, até porque, o tempo destinado ao horário eleitoral gratuito é curto.
Ressaltamos que, nas regras propostas para o debate, todos os candidatos terão tempos igualitários, formulando e respondendo perguntas a seus adversários, cujo tempo foi dividido entre dois blocos com temas livres, dois blocos com temas sorteados ao vivo, sendo que, nesse bloco de temas sorteados o candidato também terá total liberdade para formular as perguntas, e ainda espaço igualitário para considerações finais. Assim, somente os candidatos formularão diretamente as perguntas aos outros candidatos.
Ciente da importância desse debate no processo eleitoral de Itabirito, esperamos contar com a presença dos três candidatos no debate a realizar em 20/07/2019, às 18 horas, na Câmara Municipal de Itabirito.
Site Sou Notícia – 17/07/2019“