Orlando Caldeira vence eleição suplementar e é o novo prefeito de Itabirito
O engenheiro Orlando Caldeira (PPS) foi eleito prefeito de Itabirito neste domingo, dia 04 de agosto, para um ano e quatro meses de mandato, com 53,87% da votação. Orlando e seu vice, Dr. Élio da Mata, receberam 14.421 votos.
Os candidatos Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) e Rodrigo do Porco tiveram 43,22% (11.568 votos). Já Luiz Flávio Niquini (PSDC) e Dra. Marina receberam 2,91% (779 votos).
Dos 40.299 eleitores, foram apurados 31.031 votos, sendo 26.768 votos válidos, 1.536 votos brancos, 2.727 votos nulos e 9.268 abstenções – ou seja, 23% dos eleitores deixaram de ir votar na eleição suplementar.
A comemoração pela vitória de Orlando e Dr. Élio está acontecendo, neste momento, no Largo do Banco do Brasil, no Centro de Itabirito, e reúne centenas de pessoas.
Orlando é o presidente do PPS no município e concorreu à chefia do executivo municipal pela terceira vez. Nas eleições de 2016, o engenheiro ficou em segundo lugar, com 10.793 votos. Já nas as eleições de 2012, Orlando terminou em terceiro lugar, com 3.750 votos.
Durante uma das convenções do partido, Orlando disse ao Sou Notícia quais eram suas propostas para a cidade. “Queremos fazer uma administração participativa, junto com o povo de Itabirito, olhando todos os anseios e necessidades da nossa sociedade, principalmente das pessoas mais carentes que precisam do nosso respeito. A prefeitura será administrada para o povo e pelo povo. Nós queremos ouvir, fazer e acontecer todos os bens possíveis para que todos possam receber os benefícios que nossa cidade tem em termos de qualificação. Então, quero dar muito de mim para as pessoas de Itabirito. Quero contribuir muito para a cidade. Não tenho rancor com ninguém na política de Itabirito. Pelo contrário. Todos que estão e que já foram são amigos, companheiros. Mas, infelizmente, tiveram algumas condutas que não foram capazes de serem levadas da forma jurídica e por isso tivemos esse problema que ocasionou a eleição extemporânea. Queremos fazer uma administração para todos, sem perseguição política. Fazer com que a maioria das pessoas possam confiar em nós. Mas aquelas que não acreditarem em nosso projeto, em mim e no Hélio, não serão perseguidas, de forma alguma. Serão muito bem recebidas. Inclusive o funcionalismo público, pois é com ele que nós temos que trabalhar. Valorizar todo o funcionalismo público. Fazer com que os funcionários se sintam bem e com orgulho de trabalhar por Itabirito. Vestir o uniforme da cidade, colocar a mão no peito e dizer: ‘nós somos de Itabirito’. É isso que eu tenho mais entusiasmo para nossa cidade”, disse Orlando na ocasião.
A eleição suplementar ocorreu de forma pacífica e não houve registro de ocorrências policiais.
Os candidatos eleitos, de acordo com Calendário Eleitoral, deverão ser diplomados até o dia 23 de agosto. Orlando e Dr. Élio ficam no cargo até dezembro de 2020.
A eleição suplementar aconteceu em razão da chapa eleita em 2016, com Alex Salvador (PSD) como prefeito e Wolney Oliveira como vice, ter sido cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros na campanha eleitoral, uma vez que a legislação eleitoral proíbe a doação de empresas para campanhas.
Veja a cobertura que o Sou Notícia realizou no Cartório Eleitoral:
Parabéns ao novo prefeito.
Que Deus lhe dê direção para colocar itabirito nos noticiários do bem, sem falcatruas.
Parabéns!!!!
Parabéns ao novo prefeito da minha cidade natal. Que Deus te abençoe e te ilumine para fazer um bom governo. Abraços de Ricardo Palheiros . Pindamonhangaba.SP
Parabéns ao novo prefeito da minha cidade natal. Que Deus te abençoe e te ilumine para fazer um bom governo. Abraços de Ricardo Palheiros . Pindamonhangaba.SP