O prefeito Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) transformou em leis dois projetos de autoria do vereador Veirlâneo Branco (PV), que foram aprovados unanimemente pelos vereadores da Câmara de Itabirito. Trata-se da lei 3331 de 2019, que dispõe sobre a instalação de bloqueadores de ar na rede de água de cada residência de Itabirito (desde que tal serviço seja solicitado pelo consumidor da água do Saae). E da lei 3332, também de 2019, que dispõe sobre a presença de guarda-vidas e normas de segurança em piscinas, cachoeiras e hotéis de Itabirito.
No caso dos bloqueadores, a instalação fica por conta do Saae, mas a despesa deve ser arcada pelo consumidor que pode dividir o custo em até 20 vezes. “A princípio, eu gostaria que o serviço fosse feito gratuitamente pela autarquia da Prefeitura, mas vereador não pode apresentar projeto que gera despesas. Por isso, houve emendas”, disse o vereador que é bombeiro por formação.
O PL 3331 tem a ver com o direito do consumidor de pagar pelo que consume e não pelo ar que se forma na tubulação de água. Já o 3332 diz respeito à segurança de frequentadores de locais em que é cobrada a entrada para uso de piscinas e cachoeiras. Em situações onde não é cobrada a entrada, deve-se colocar, pelos menos, placas de segurança.
A assinatura de sanção das leis se deu no fim do mês de julho, a 3332 entrará em vigor a partir de 90 dias, e a 3333 a partir de 180 dias, a começar a contar a partir da data das assinaturas.
Para o autor, esse prazo será importante para o Saae e os donos de hotéis, cachoeiras e piscinas se adaptarem às leis.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.