
Com o objetivo de levar um serviço de qualidade a seus clientes o Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito promove uma manutenção preventiva e constante em suas estações elevatórias de esgoto e em seus reservatórios.
Na última quinta-feira (22), a equipe da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) realizou uma manutenção na bomba de sucção de esgoto da elevatória do bairro Cardoso.
De acordo como chefe da ETE, Raphael Silva, foi feito um reparo na parte elétrica da bomba, além da retirada de resíduos grosseiros como lixos, que não deveriam estar no sistema de esgoto.
“Toda semana temos que retirar das bombas fraldas descartáveis, panos de chão, preservativos e até pedaços de móveis, o problema é que esse resíduo acaba sendo puxado pelas bombas e causam danos”, explicou Raphael.
O Saae de Itabirito conta com nove elevatórias de esgoto, que bombeiam todo o resíduo para o devido tratamento na ETE. Todas as semanas a equipe de seis pessoas roda as elevatórias limpando os cestos e verificando as bombas.
Vazamento em reservatório
A equipe de manutenção do Saae realizou, na última segunda-feira (26), um serviço de reparos e solda no reservatório do bairro Meu Sítio, que apresentava vazamentos. O Centro de Controle Operacional (CCO) detectou a ocorrência, por meio de uma denúncia, no início da manhã e à tarde já havia solucionado o problema.
Para atender as ocorrências, o Saae trabalha com duas equipes durante o dia e uma à noite, corrigindo problemas nas redes de esgoto e nas de água como vazamentos, provocados pela variação da pressão no sistema de distribuição, pressão nas redes e desgaste do material.
O SAAE DE ITABIRITO SABE QUE A VALE S/A SECOU A NASCENTE DO CÓRREGO SECO NO LOCAL DENOMINADO RETIRO DA PRATA. NA ÉPOCA A DIRETORA ERA A DÓRIS GARISTO LINS. ELA RECLAMOU E FOI DEMITIDA DO SAAE. A MALDITA EMPRESA CONSTRUIU UM CANAL DE DRENAGEM DE MAIS DE 2 KM DE EXTENSÃO DENTRO DA PROPRIEDADE SEM LICENCIAMENTO AMBIENTAL E SEM ANUÊNCIA DO DNPM. FOI CONDENADA POR “ESBULHAR A PROPRIEDADE”, O QUE SIGNIFICA TOMAR POSSE DAQUILO QUE NÃO LHE PERTENCE, OU EM SUMA, ROUBAR! MAS JÁ RECORREU EM SEGUNDA INSTÂNCIA! MALDITA EMPRESA, MALDITA JUSTIÇA! A POPULAÇÃO DA CIDADE TEM QUE CONHECER O LOCAL PARA PRESERVAR UMA ÁREA DE EXTREMO INTERESSE PARA A COMUNIDADE!!
ABSURDO QUE ESSAS MINERADORAS LIDERADAS PELA VALE S/A CONTINUEM A POLUIR E ACABAR COM OS MANANCIAIS DE ÁGUA. Cadê ANM, CODEMA, FEAM, COPAM e outros Órgãos de controle ambiental mantidos COM OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS e que tem a obrigação legal de agir quando são demandados: IGAM, Comitê da Bacia do Rio das Velhas, Subcomitês das bacias dos Rios, IEF, IBAMA, ICMBio, MPMG, e outros? Será que nenhum destes Órgãos vai resolver as questões desta mineradora que matou centenas de pessoas e nascentes de água em Mariana, Itabirito, Moeda, Brumadinho e Barão de Cocais?