
Com o objetivo de analisar a qualidade e a vazão do aquífero Cauê e Gandarela, onde se situam os poços tubulares profundos do SAAE, que abastecem o Distrito Industrial e parte das residências da região da Água Limpa, o chefe de setor Aldair da Silva e o oficial de serviços Areni da Silva, da Unidade de Tratamento de Água (UTA) da BR 040, realizaram um monitoramento de cinco nascentes na Serra da Moeda e 11 no entorno da Coca-Cola Femsa, na última quarta-feira (28).
Esse trabalho é feito quinzenalmente pelo Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito e consiste na coleta da água para a realização de análises físicas, químicas e microbiológicas nos laboratórios da autarquia.
De acordo com o Aldair Silva o objetivo desse trabalho feito desde 2015 é acompanhar a qualidade da água dos aquíferos e certificar que se as atividades do Saae não estão impactando na vazão das nascentes.
Aldair explica que se trata de um serviço extenuante e desafiador por causa das dificuldades físicas para se fazerem as coletas em um local formado por trechos de mata fechada, pedras e antigas trilhas na Serra da Moeda na divisa de Itabirito e Brumadinho.

“Apesar de todas as dificuldades é um trabalho gratificante, pois essa coleta, além de importante é um compromisso sócio ambiental para garantir a sustentabilidade das atividades do Saae”, afirmou Aldair.
O diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, explicou que esse trabalho foi uma condicionante da outorga para uso dos poços no entorno da fábrica da Coca-Cola. Entretanto, a autarquia passou a realizar também a análise química das nascentes para verificar a qualidade da água num raio de um quilometro.
“Além de ampliarmos em número e frequência dessas análises, ainda contratamos um estudo pioneiro de infiltração de marcadores no solo de para verificar o caminho que a água percorre até o aquífero, seja nascente ou cartesiana”, contou Wagner.
Wagner também garantiu que os estudos feitos comprovam que os trabalhos do Saae e da Femsa não afetaram o nível e a vazão de água do aquífero Cauê.

Olá.Muito boa essa atitude do saae.mas deveriam caprichar em seus serviços feitos na rua.digo isso porque aqui próximo ao parquinho da Vila Gonçalo foi feito um serviço e o calçamento ficou uma porcaria.outro ponto foi próximo ao reservatório aqui da Vila também o asfalto ficou uma porcaria.ja que este site agora já não mostra mais nada de serviço da PMI,ao menos denuncie então os serviços mau executados por esse órgão.