GeralItabirito

São Gonçalo do Bação: Vale constrói novo acesso para o canteiro de obras da contenção das Forquilhas

Após moradores do distrito São Gonçalo do Bação, denunciarem ao site Sou Notícia, terça-feira (20/08), sobre o fluxo de carretas no local, a empresa mineradora Vale iniciou um planejamento no qual visava minimizar os danos aquela população.

A Vale emitiu uma nota, nesta terça-feira (17), informando que está construindo uma nova estrada para fazer ligação às obras de contenção das barragens de Forquilhas.

VEJA NA ÍNTEGRA

“A Vale está construindo um novo acesso às obras de contenção das barragens de Forquilhas, localizadas na Mina de Fábrica. A nova estrada irá conectar a MG-030 diretamente ao canteiro das obras, evitando, assim, que grande parte do tráfego de caminhões pesados (95%) passem por dentro da área urbana de São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito.

 

A previsão é que o novo acesso, que tem 4 quilômetros de extensão, esteja liberado para o trânsito a partir desta terça-feira, dia 17. Dessa forma, continuarão passando por dentro do distrito uma média de 15 caminhões/dia que transportam cimento (e que não conseguem transitar pelo acesso em função de suas dimensões) até janeiro de 2020. O horário de trânsito permitido para esses veículos passarem por dentro do distrito será entre 7h e 17h.

 

As obras de contenção das barragens de Forquilhas são emergenciais e visam à mitigação dos impactos às comunidades e ao meio ambiente em caso de eventual rompimento dessas barragens. A previsão é que a contenção seja finalizada em janeiro do próximo ano.”

Um comentário

  1. Mas como que pode existir tanta incoerência! Ninguém vai questionar essa maldita VALE S/A? As barragens de Forquilhas I,II,III e IV da maldita empresa na Mina de fábrica podem se romper e matar a cidade de Itabirito. Já divulgaram a mancha do terror. Então o rompimento das barragens inundará o vale do Rio Itabirito. E o que é que a bacia do Córrego do Bação tem com isto? É uma outra bacia hidrográfica que está situada numa cota muito acima da cota do leito do Rio Itabirito. Quem conhece São Gonçalo do Bação sabe que a estrada subindo o curso do Córrego do Bação até o distrito mostra que existe uma diferença de cotas imensa! A cota de São Gonçalo do Bação é muitos e muitos metro acima do curso do Rio Itabirito,880 metros na foz do Córrego do Bação com o Rio Itabirito e 1.100 metros em São Gonçalo do Bação. São 220 metros de diferença de cota! Se o a mancha de lama da maldita VALE S/A atingir esta cota soterra a cidade de Itabirito toda, só sobra a Matriz. Ou será que mais uma vez a maldita VALE S/A está enganando a população e os Órgão de controle? Será que tem tanta gente imbecil assim nos órgão de controle ou será que estão comprados pela maior empresa corrupta e assassina deste país? Viva o Brasil e morra a MALDITA VALE S/A!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×