GeralItabirito

Na Câmara de Itabirito, Vidanimal divulga evento com especialistas em saúde animal

Como controlar as populações de capivaras? Quais são as regras para a criação de animais silvestres em cativeiro? Como devem ser tratados os animais para alimentação humana? Qual é a importância da castração de cães e gatos. Esses são alguns dos assuntos, relacionados ao bem-estar animal, que serão abordados durante o Simbepa – primeiro simpósio de bem-estar animal de Itabirito (MG).

A Organização Não Governamental (ONG) Sociedade Protetora dos Animais – Vidanimal – é a entidade que está promovendo o evento. A ONG e a Comissão de Proteção à Fauna foram à reunião ordinária da Câmara de Itabirito, nesta segunda-feira (30), para falar a respeito do assunto.

Para participar do simpósio, a ONG pede aos interessados que colaborem com R$ 20 por pessoa. Será neste sábado (5 de outubro), no auditório da Faculdade Alis, bairro Matozinhos, em Itabirito. O simpósio acontecerá das 8h às 17h30 (com intervalo para almoço).

Entre os palestrantes estão: Samylla Moll (consultora jurídica em direito animal), Milton Ribeiro (técnico responsável pelo zoológico de Itabirito), Arthur Nascimento (da Comissão de Bem-estar Animal – CRMV), Ana Liz (perita da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna – Cedef – do Ministério Público de Minas Gerais), Cláudia Cotta (diretora técnica da Vidanimal), Mariana Köhler (médica veterinária da Cedef), José Honorato Begali (mestre em medicina veterinária e doutorando em manejo populacional de cães e gatos), Breno Mourão de Souza (membro da CRMV), Tamires Verazani (Coordenadora do Serviço de Controle Animal de Itabirito), Leonardo Maciel (gerente de Defesa dos Animais da Prefeitura de BH) e Jarbas Lemes (presidente da Vidanimal).

O telefone para mais informações sobre o evento é (31) 9 8881 2522.

MALTRATAR ANIMAIS É CRIME

Em Itabirito, várias denúncias de maus-tratos a animais chegam por meio do telefone 153 da Guarda Civil Municipal (GM).

Atualmente, no município itabiritense, a Comissão de Proteção à Fauna tem registrado 57 novos de maus-tratos a animais, 63 casos em andamento e 148 casos encerrados até 30/09/2019. Esses números foram apresentados aos vereadores na Câmara.

 “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” é crime no Brasil, de acordo com o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9605), de 1998. A pena é detenção de três meses a um ano, aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

A ONG e a Comissão de Proteção à Fauna pedem à população de Itabirito que denuncie em caso de desconfiança de que há alguma ação maléfica contra animais.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS CRIADOS POR FAMÍLIAS DE BAIXA

Cães e gatos podem e devem ser castrados. Tal situação evita crias indesejadas e previne doenças graves nos animais que passam pela castração.

Em Itabirito, na primeira segunda-feira de cada mês, acontece uma reunião para famílias que desejam castrar seus animais. Trata-se de uma preparação para o “Dia C” (dia de castração).

No caso, a participação na reunião é obrigatória. Neste encontro, informações sobre os riscos da cirurgia, bem como sobre a importância do controle das populações de cachorros e gatos serão colocadas por especialistas.

Segundo a ONG, tal reunião acontece pela manhã, na sede do Itabirense, e dura somente alguns minutos.

Não é a ONG que castra, e sim a Prefeitura. Contudo, o trabalho tem apoio da Vidanimal.

O telefone para informações sobre o “Dia C” é (31) 9 8897-1659 (Serviço de Controle de Animais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×