Alunos das escolas rurais de Itabirito visitam maior museu a céu aberto do mundo
Estudantes tiveram a chance de conhecer o Inhotim durante as festividades pela Semana da Criança.

Teve muita cultura para os alunos das escolas rurais de Itabirito durante as comemorações pela Semana da Criança. Uma parceria entre a Prefeitura e a Vale proporcionou que cerca de 250 estudantes visitassem o grande museu de Inhotim, em Brumadinho.
A iniciativa beneficiou os alunos da educação infantil e ensino fundamental, das escolas municipais de Ribeirão do Eixo, Córrego do Bação, São Gonçalo do Bação e Acuruí. “Acredito que, para a maioria dos alunos, foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de visitar o museu. E foi unânime a opinião de que valeu a pena conhecer um local com tamanha beleza”, destaca Maria Salete, diretora das escolas rurais.
Os estudantes tiveram a chance de conhecer pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos de grandes artistas. Além disso, o Inhotim tem acervos contemporâneos e uma linda coleção botânica, que reúne espécies raras de todos os continentes. Maria Salete explica que o objetivo da ação foi estimular os estudos e o interesse dos estudantes pela arte. “A excursão foi uma oportunidade dos alunos e professores visitarem um museu com belíssimas obras de arte e apreciarem a beleza natural de Inhotim, recebendo informações sobre as obras e o cuidado com todas as peças, bem como a natureza”, ressalta a diretora.
Os alunos inocentes têm que aprender sobre INHOTIM e sua história real: O registro mais antigo de acidente com barragem de mineração foi em Itabirito-MG: SETE PESSOAS MORRERAM SOTERRADAS no rompimento da barragem de rejeitos da Mina de Fernandinho, do grupo Itaminas. Na época o dono da Itaminas, empresa que foi vendida para a VALE S/A após o acidente era o Bernardo Paz que hoje é o dono do Instituto Inhotim. E o pior de tudo é que hoje ele aparece na mídia como um grande ambientalista pelas “obras” de Inhotim. Mas ninguém sabe do passado desse bandido!
Rapaz, que mundo heim,eu lembro deste acidente.
Gostei muito do seu artigo, parabéns. 85401942
Muito Obrigado