GeralItabirito

Doença desconhecida já atinge sete pessoas em Minas Gerais

Um dos assuntos mais comentados na capital mineira é o surgimento de uma doença ainda desconhecida que já atinge sete pacientes no estado, sendo cinco moradores de Belo Horizonte, um de Ubá e um em Nova Lima, na região metropolitana.

Segundo a nota emitida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), os sintomas dessa misteriosa doença são: insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas) somada a alterações neurológicas. Entre essas alterações, o documento destaca: paralisia facial, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente), alteração de sensório e paralisia descendente. Os pacientes apresentam um ou mais desses sintomas citados, segundo o documento da saúde pública.

O paciente pode – ainda no início – conforme a nota, apresentar sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vomito e/ou dor abdominal).

A nota técnica do órgão de saúde se dirige aos profissionais de saúde de Minas Gerais. O documento recomenda que a equipe médica que se deparar com esses sintomas em algum paciente comunique, imediatamente, o Cievs-Minas. O objetivo desta nota é o “esclarecimento diagnóstico”e a “busca de novos casos”.

Exames laboratoriais estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed) para definição exata da doença.

Até o momento, após um levantamento de dados feito pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), ficou constatado que os sete pacientes que apresentaram os sintomas dessa doença desconhecida, são todos do sexo masculino, com média de idade variável entre 23 e 76 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×