
Desde o dia 26 de Outubro de 2019, moradores do bairro Primavera vem passando sufoco em tempos de chuva. Tudo isso, porque um temporal que aconteceu nesta data inundou casas, derrubou muros, portões e fez estragos para os moradores. Móveis perdidos e lama por toda a casa.
Após esse ocorrido, a Prefeitura de Itabirito e a Defesa Civil Municipal estiveram no local e prestaram todo apoio aos moradores, inclusive fornecendo materiais de construção para aqueles que tiveram muros e parte de suas casas destruído pela água.
Tal problema no bairro se deve pela falta de drenagem que precisa ser feita. Segundo os moradores, quando chove, a água desce pela rua das Tulipas, passando pela Rua Azaleia, descendo em grande volume pela escadaria que tem na rua e fazendo estragos nas casas de moradores.
Em conversa com o Sou Notícia, parte da comunidade mostrou fotos e vídeos da situação que o bairro fica quando chove. Nossa equipe montou um vídeo com esse material e mostra de forma exclusiva para a população.
“Meu muro foi completamente destruído. Meu portão eletrônico arrancado. Quando chove, minha casa parece um rio. Eu fiquei desesperada quando tudo isso aconteceu. Gritava por socorro com muito medo”, afirma uma moradora do bairro.
Toda essa questão será solucionada a partir do momento que o SAAE fizer o serviço de drenagem no bairro. Nossa equipe entrou em contato com o SAAE Itabirito e nos foi repassado que o serviço de drenagem está sendo feito por toda cidade e que existe um cronograma para atendimento. Até a finalização dessa matéria, não nos foi repassado esse cronograma.
A grande preocupação dos moradores é a segurança de todos, pois não se tem sossego quando começa a chover. Eles relataram ainda que parte dos materiais fornecidos pela prefeitura, como o cimento por exemplo, já está empedrando. Lembrando que esses materiais foram fornecidos a moradores que tiveram parte de suas casas destruídas pela água, como a queda de muros. Os materiais estão parados nas casas, pois os moradores só podem começar essas obras quando a drenagem for feita, para não correr o risco da água derrubar tudo novamente.